Professores da UFPel têm capítulo em livro publicado na Espanha

25 de Maio de 2009

Os professores do Departamento de Zootecnia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem/UFPel), José Carlos da Silveira Osório e Maria Teresa Moreira Osório, participaram de livro lançado no mês passado na Espanha.
O livro com título “OVINOTECNIA. Producción y Economia em la espécie ovina”, foi uma homenagem ao professor dr. Isidro Sierra Alfranca, responsável pelo convênio entre a Universidad de Zaragoza e a UFPel. Alfranca, que recentemente se aposentou, foi o fundador de associações científicas como a Sociedade Espanhola de Recursos Genéticos Animais e a Sociedade Espanhola de Ovinotecnia e Caprinotecnia, está última no período de 1987 a 2004.
Editada pela Prensas Universitárias de Zaragoza (puz@unizar.es e http://puz.unizar,es), com a coordenação dos professores Carlos Sañudo Astiz e Ricardo Cepero Briz, a obra consta de 494 páginas e tem 35 capítulos, que abordam desde a realidade do setor ovino, manejo, comportamento, bem-estar, reprodução, nutrição, genética (DNA no estudo de filogenéticos e na verificação de paternidade), a qualidade dos produtos (carne, leite, pele, lã e derivados), economia e gestão na produção ovina.
Os professores da Faem/UFPel são autores do capítulo 28 sobre “Qualidade da lã”, página 369 a 381.