UFPel é a universidade brasileira melhor classificada em ranking internacional de qualidade da produção científica

20 de Maio de 2009

O Ranking de Periódicos e Países SCImago/Scopus acaba de divulgar os resultados de seu último relatório, no qual as universidades mundiais são classificadas pelo impacto de sua produção científica. As informações coletadas referem-se aos anos de 2003 a 2007, e têm origem na base de dados Scopus, que é o maior banco de informações sobre resumos, artigos científicos e citações da literatura científica, incluindo mais de 16 mil periódicos científicos e mais de quatro mil editoras.
A UFPel ocupa a 699ª colocação, com uma média de 2,88 citações por documento publicado (2.341 citações de um total de 812 documentos). A medida final que classifica as universidades é o “impacto normalizado”, na qual a UFPel, com 1,07, foi a única universidade brasileira a alcançar valor acima de 1,0. Esse indicador bibliométrico mede o quanto um documento produzido por aquele universidade é citado em relação à média da área. No caso da UFPel, uma publicação científica produzida por seus professores tem uma média de citações 7% maior do que a média da área.
Na listagem internacional, destaca-se a Universidade Rockfeller, que ocupa o primeiro lugar. O ranking nacional é dominado pelas universidades federais gaúchas, com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ambas com impacto normalizado de 0,90, em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Depois disso, aparecem a Universidade de São Paulo (USP - 0,89), a Universidade Estadual de Campinhas (Unicamp - 0,86) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 0,83).
Entre as 10 publicações mais citadas da UFPel no período, destaca-se o estudo do Prof. Aluísio J D Barros, sobre modelos estatísticos utilizados em estudos epidemiológicos. A lista ainda conta com sete outras publicações oriundas do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia, tendo como autores os professores da UFPel Cesar G Victora, Ana M B Menezes e Pedro C Hallal. Além destes artigos, estão na lista duas publicações do Prof. Odir Dellagostin, da Biotecnologia.

Confira no arquivo ranking.doc   a classificação das universidades brasileiras (10 primeiros lugares) e o ranking mundial.

10 artigos da UFPel mais citados
1. Alternatives for logistic regression in cross-sectional studies: An empirical comparison of models that directly estimate the prevalence ratio (180 citações)
Autores ou co-autores da UFPel: Aluísio J D Barros (Faculdade de Medicina)

2- Evidence-Based Public Health: Moving Beyond Randomized Trials (160 citações).
Autores ou co-autores da UFPel: Cesar G Victora (Faculdade de Medicina)

3- Applying an equity lens to child health and mortality: More of the same is not enough (159 citações).
Autores ou co-autores da UFPel: Cesar G Victora (Faculdade de Medicina)

4- Chronic obstructive pulmonary disease in five Latin American cities (the PLATINO study): A prevalence study (116 citações).
Autores ou co-autores da UFPel: Ana M B Menezes e Cesar G Victora (Faculdade de Medicina), Pedro C Hallal (Escola Superior de Educação Física)

5- Inequities among the very poor: Health care for children in rural southern Tanzania (111 citações).
Autores ou co-autores da UFPel: Cesar G Victora (Faculdade de Medicina)

6- Snapshot of moving and expanding clones of Mycobacterium tuberculosis and their global distribution assessed by spoligotyping in an international study (91 citações).
Autores ou co-autores da UFPel: Odir Dellagostin (Biotecnologia)

7 - Comparative Genomics of Two Leptospira interrogans Serovars Reveals Novel Insights into Physiology and Pathogenesis (90 citações).
Autores ou co-autores da UFPel: Odir Dellagostin (Biotecnologia)

8- International variation in the prevalence of COPD (The BOLD Study): a population-based prevalence study (69 citações).
Autores ou co-autores da UFPel: Ana M B Menezes (Faculdade de Medicina)

9- Making health systems more equitable (69 citações).
Autores ou co-autores da UFPel: Cesar G Victora (Faculdade de Medicina)

10- Rapid growth in infancy and childhood and obesity in later life - A systematic review (67 citações).
Autores ou co-autores da UFPel: Cesar G Victora e Paulo Orlando Monteiro (Faculdade de Medicina)