Trabalho do GACI-UFPel é premiado no SIM 2009

18 de Maio de 2009

premiofelipe.JPGO trabalho “Dedicated Architecture for the T/Q/IQ/IT Loop Focusing the H.264/AVC Intra Prediction”, de autoria dos alunos do Curso de Ciência da Computação, Felipe Sampaio, Daniel Palomino e Robson Dornelles, sob orientação do professor Luciano Agostini, do Departamento de Informática, recebeu o prêmio “Mention of Honor” na categoria “Undergraduated Work” na vigésima-quarta edição do Simpósio Sul de Microeletrônica (SIM 2009).
O artigo relata uma solução inovadora, desenvolvida em hardware, que está focada no padrão H.264/AVC de compressão de vídeo. Este padrão foi adotado no Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) e o trabalho contribui para que compressores de vídeo do SBTVD possam atingir processamento em tempo real quando vídeos de elevada resolução são processados (full HDTV ou superior).
A premiação é mais um reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados (Gaci) da UFPel, que tem gerado importantes publicações nacionais e internacionais, algumas merecedoras de premiações, como pode ser observado no site do grupo (www.ufpel.edu.br/ifm/dinfo/gaci).
O evento aconteceu entre os dias 4 e 9 de maio, nas dependências da UFPel e contou com 59 artigos publicados. Os anais foram publicados em inglês, possuem ISBN e apresentam os resultados de pesquisa na área desenvolvidos no sul do Brasil. O SIM é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação, pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica e pela IEEE Circuits and Systems Society. Mais informações sobre o evento e sobre a premiação podem ser encontradas em www.ufpel.edu.br/ifm/emicro/pt/sim.htm .