Pesquisadores debatem a sustentabilidade da Lagoa Mirim

15 de Maio de 2009

att00028.jpgDe 20 a 22 de maio, acontece o I Workshop Internacional Sustentabilidade Sócio-ambiental da Bacia da Lagoa Mirim, na Embrapa Clima Temperado. As inscrições para o evento estão abertas e são gratuitas, porém limitadas. Elas podem ser feitas pela internet, através do site da Unidade (www.cpact.embrapa.br). Cerca de 120 pessoas já se inscreveram no evento, que tem como objetivo reunir as informações técnico-científicas obtidas por três projetos de pesquisa realizados no contexto da bacia da Lagoa Mirim.

Um desses projetos procurou avaliar os impactos ambientais por sistemas produtivos de terras baixas. Porém, se voltou para a apresentação de tecnologias agrícolas de baixo impacto, tais como: integração lavoura pecuária, preparo do solo, racionalização do uso da água, agricultura de precisão, monitoramento de pragas e sistemas de rotação, envolvendo principalmente os programas regionais de produção de arroz no Uruguai e no Brasil. Esse projeto foi coordenado pela Embrapa Clima Temperado, junto ao INIA Treinta y Tres (Uruguai), com suporte da Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

Os outros dois projetos de pesquisa se referem ao Ordenamento Territorial com Sistemas de Informação Geográfica e a Educação Ambiental e foram coordenados pela Universidade de Brasília, junto ao Programa de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável dos Banhados do Leste (PROBIDES/Uruguai).

O evento, que conta com o apoio da Agência da Lagoa Mirim, da UFPel, contará com a participação de palestrantes do Brasil e do Uruguai, por isso, algumas palestras e trabalhos poderão ser apresentados em espanhol. Dentre os palestrantes, destacam-se a presença de pesquisadores das temáticas de ordenamento territorial, tecnologias sustentáveis, biodiversidade e educação ambiental.

Lagoa Mirim - A Lagoa Mirim é um corpo de água doce binacional com espelho d’água de aproximadamente 3.850 km2, cuja bacia abrange 55.271 km2 (45% no Brasil), envolvendo quatro departamentos (Uruguai) e 21 municípios (Brasil). As atividades agropecuárias principais baseiam-se no cultivo de arroz irrigado e na pecuária, que compartilham o espaço físico com ecossistemas frágeis como: banhados, pradarias, palmares, praias e restinga. Silvicultura e turismo são atividades em desenvolvimento na região. (assessoria imprensa Embrapa/cpact)