I Ciclo de Palestras sobre a Cultura Negra na América Latina

15 de Maio de 2009

Oferecido pelo Grupo de Pesquisa Processos Participativos na Gestão Pública da UFPel e pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos da Furg, iniciou no dia 8 o I Ciclo de Palestras sobre a Cultura Negra na América Latina: As Experiências nas Comunidades Remanescentes de Quilombos no Sul do Brasil, sendo esta iniciativa pioneira no debate sobre a temática na UFPel.
Na noite do dia 8 fizeram a abertura do evento o coordenador do Grupo de Pesquisa Processos Participativos na Gestão Pública, professor Alfredo Alejandro Gugliano, e o mestrando em Ciências Sociais Handerson Joseph, pesquisador do Centre Culturel Brésil-Haiti e da Rede Latinoamericano e Caribenho sobre Identidade e Cultura.
Entre os palestrantes estão professores da Universidade Federal de Pelotas e os mestrandos do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFPel. O evento acontece nas dependências da Faculdade de Educação, todas as sextas-feiras de maio, a partir das 19h.
Na primeira noite do evento a professora Ledeci Lessa Coutinho abordou a “Memória e Identidade no Contexto das Comunidades Quilombolas”. Diante de uma platéia que lotou as dependências do Auditório da Faculdade de Educação, Coutinho contextualizou a contribuição do negro nas charqueadas de Pelotas, marcou críticas aos comentários e afirmações que dizem não acreditarem na existência de negros no Rio Grande do Sul e ainda situou teoricamente a temático quilombola. Por fim, Coutinho apresentou a trajetória das Comunidades Remanescentes de Quilombo no Sul do Sul do Brasil enfatizando a memória e identidade das mesmas.
Entre os mais de cem inscritos no evento, destaca-se a participação de outros alunos dos cursos da UFPel, como de História - Bacharelado e Licenciatura - Pedagogia, Turismo, Ciências Sociais, Filosofia, Antropologia, Geografia, além de alunos de outras instituições como UCPel, Furg e UFRGS. Na abertura do evento, também estiveram representantes do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa), Central Única das Favelas (Cufa) e do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do Rio Grande do Sul (Codene).
A palestra dest sexta (15) estará a cargo da professora Georgina Helena Nunes Lima, intitulada “Educação Quilombola numa Perspectiva mais Ampla a fim de se Chegar a uma Pedagogia Quilombola”. O evento ocorre no auditório da Faculdade de Educação da UFPel, rua Alberto Rosa, 164. Informações pelos fones (53) 91033735 e 91534074.