UFPel começa a operar microscópio eletrônico de varredura

11 de Maio de 2009

formiga-2.jpg Está em operação na UFPel o microscópio eletrônico de varredura(MEV), recentemente adquirido e instalado na instituição. O uso do equipamento de ponta favorecerá a caracterização e a análise de materiais e de estruturas biológicas na região. A aquisição da máquina é o primeiro passo da proposta de implantação do Centro de Microscopia Multiusuários da UFPel, que será sediado ao lado da Faculdade de Odontologia. O equipamento é de modelo Shimadzu SSX550, dotado de baixo vácuo e sistema EDX.

O MEV é resultante do trabalho da equipe de pesquisadores que participou da proposta do Centro de Microscopia Multiusuários, coordenado pelos professores Neftalí Lenin Villarreal Carreño e Evandro Piva, e constitui-se em um equipamento completo, com acessórios para análise química de materiais. Inclui também sonda de baixo vácuo, principalmente usada em estudo de materiais biológicos, o que torna o equipamento mais abrangente no atendimento das demandas.

A proposta do Centro de Microscopia Multiusuários da UFPel, originalmente, foi formulada por pesquisadores dos cursos de pós-graduação em Odontologia, Física, Química e Veterinária e, mais recentemente, se integraram a ela  pesquisadores dos cursos de graduação em Agronomia, Engenharia Madeireira, Zootecnia, Biologia  e do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), composto pelos cursos de pós-graduação em Biotecnologia e graduação em Biotecnologia e  Engenharia de Materiais, Hídrica, Geológica e do Petróleo da UFPel.

“O MEV é um equipamento versátil que permite a obtenção de informações estruturais, morfológicas e químicas de diferentes tipos de materiais. Nele, um feixe fino de elétrons de alta energia incide na superfície da amostra e ocorre uma interação onde parte do feixe é refletida e coletada por um detector, que converte este sinal em imagem de BSE - imagem de elétrons retroespalhados. Outra parte do feixe reage com a amostra e emite elétrons produzindo a chamada imagem de ES (elétrons secundários). Além disto, no MEV ocorre também a emissão de raios-X, que fornece a composição química elementar de um ponto ou região da superfície da amostra, possibilitando a identificação de praticamente qualquer elemento”, explicaram os coordenadores do Centro.

Os pesquisadores afirmam que a instrumentação analítica de ponta, a partir do MEV, possibilitará o emprego de métodos mais rápidos e sensíveis que contribuirão para o avanço das pesquisas na UFPel e em outras instituições parceiras, tais como a Furg e a Unipampa. Estas ações permitirão, de forma sustentável, a inovação científica junto aos arranjos produtivos da região e do país, em diferentes setores estratégicos.

O uso do equipamento estará sob a responsabilidade dos professores, pesquisadores e alunos do curso de graduação em Engenharia de Materiais e dos programas de pós-graduação em Odontologia, Química e Física.

A proposta de criação do Centro de Microscopia da Universidade contou com o apoio da Reitoria e da direção da Faculdade de Odontologia da UFPel. Em breve, será divulgado um calendário de cursos de microscopia e treinamento de novos operadores.

Mais informações pelos e-mails engmateriais@ufpel.edu.br, evpiva@gmail.com  e neftali@ufpel.edu.