IQG/UFPel integra INCT de Estudos em Meio Ambiente

11 de Maio de 2009

A UFPel, através do Instituto de Química e Geociências (IQG), passa a integrar o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos do Meio Ambiente, colocando-se assim no cenário nacional da nova proposta tecnológica. A listagem dos novos Institutos de Tecnologia foi divulgada recentemente pelo CNPq, através do edital MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/FAPERJ/FAPESP Nº 015/2008 - Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.

Segundo o CNPq, este Programa tem metas ambiciosas e abrangentes em termos nacionais, como possibilidade de mobilizar e agregar, de forma articulada, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do país; impulsionar a pesquisa científica básica e fundamental competitiva internacionalmente; estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de ponta associada a aplicações para promover a inovação e o espírito empreendedor, em estreita articulação com empresas inovadoras, nas áreas do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).

O INCT de Estudos em Meio Ambiente está localizado em São Paulo e é uma parceria com a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP), integrando outros institutos de pesquisa em âmbito nacional e internacional. O projeto aprovado tem a coordenação do professor dr. Claudio Augusto Oller do Nascimento (Poli-USP). Na UFPel, o Laboratório de Tecnologias Sustentáveis em Química (IQG) faz parte dos laboratórios associados e é coordenado pelo professor dr. Claudio Martin Pereira de Pereira, com a participação dos professores Ligia Furlan e Rogério Freitag.  Em um primeiro momento, o laboratório terá um apoio de 60 mil dólares para compra de equipamentos para o projeto em meio ambiente, somando-se a outros projetos aprovados e já em curso  e que são de cunho sustentável. A listagem pode ser conferida nos endereços http://www.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/index.html e http://www.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/inct_estudos_meio_ambiente.html.