Jornada de Estudos sobre III Plano Diretor de Pelotas

23 de Abril de 2009

dia_22-04-2009.jpgIniciou nesta quarta-feira(22) a Jornada de Estudos sobre o III Plano Diretor de Pelotas, organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Núcleo Cidade de Pelotas e Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel (PET-FAUrb), no programa Quartas com FAUrb, que comemora 10 anos de atividade em 2009.

O encontro teve como público-alvo os profissionais em atuação no mercado de projetos e construção civil em Pelotas, bem como a comunidade acadêmica de cursos de graduação e de pós-graduação. O tema abordado foi o “Histórico e Introdução ao III Plano Diretor e seus Instrumentos Urbanísticos”, com a arquiteta e urbanista da Prefeitura de Pelotas, Joseane da Silva Almeida.  Foram debatedores os professores Sidney Gonçalves Vieira (geógrafo) e Rosa Maria de Moura (arquiteta e urbanista). O público lotou a plenária, como 110 pessoas e outras 40 em fila de espera.

Para o professor Maurício Polidori, tutor do PET-FAUrb e responsável pelo Laboratório de Urbanismo da FAUrb, a jornada oferece uma possibilidade importante para compreender melhor o III Plano Diretor e para fortalecer o Poder Público, responsável pela sua aplicação a partir de 2009. Observa ainda que um plano diretor é apenas uma etapa de um processo contínuo de planejamento urbano, vindo depois de enormes esforços de descrição da cidade, de estudos sobre seu espaço e suas relações com a sociedade, devendo também ser seguido por programas, planos de bairro, planos setoriais e projetos para áreas específicas. “É preciso que o Poder Público faça investimentos nesse campo, monte e mantenha equipes de trabalho atualizadas, o que certamente retorna em ganhos para todos. Nesse caminho, o planejamento urbano e os planos que dele decorrem aparecem como direitos da comunidade, a qual pode visualizar possibilidades de futuro para sua cidade e manter atuações pró-ativas”, enfatiza Polidori.

jornada_estudos_iiipdp.jpgO evento terá continuidade no dia 29 (quarta-feira), às 19h, com a palestra “Parcelamentos, Usos do Solo e Classificação de Atividades”, ministrada pelos arquitetos e urbanistas Roger Knopp Carvalho (IAB e SMU-PMPel) e Mateus Coswig (IAB). No dia seguinte(30), será abordado o tema da “Aprovação de Projetos frente ao Plano Diretor e Código de Obras”, com o arquiteto e urbanista Raul Valente Marques (SMU-PMPel).

A Jornada de Estudos do III Plano Diretor de Pelotas está ocorrendo na Faculdade de Odontologia da UFPel, rua Gonçalves Chaves, 457 - sala 54. Além do IAB e do PET-FAUrb, as atividades são apoiadas pelo Instituto Federal Sul-Riograndense (IF-Sul) e pelo Laboratório de Urbanismo da FAUrb. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail iab.rs.pel@gmail.com .