A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) deu mais um passo no avanço da articulação de programas com outros ministérios. Na terça-feira, 14, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, e o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Reinaldo Guimarães, lançaram o Programa de Estágios Pós-Doutorais
Resultado da parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação, o programa tem como objetivo incrementar as ações de capacitação em áreas consideradas prioritárias no âmbito da pesquisa em saúde.
Com duração de cinco anos, o programa vai oferecer trinta bolsas por ano, o que resultará em 150 pós-doutores na área de saúde em temas prioritários para o Sistema Único de Saúde (SUS). As linhas temáticas para 2009 são a pesquisa biomédica, saúde coletiva e o desenvolvimento de produtos industriais em saúde.
O presidente da Capes, Jorge Guimarães, demonstrou contentamento com o programa e o caracterizou como mais um passo para os avanços em pesquisa e desenvolvimento no país. O caráter de parceria do novo edital é um dos destaques para o presidente. “Vislumbramos a verticalização dos recursos e hoje possuímos parcerias com quase todos os ministérios, nos mais diversos segmentos, com uma excelente aceitação da comunidade científica”, ressaltou. O programa funcionará por meio de chamadas públicas.