UFPel no Congresso da Abracor

13 de Abril de 2009

Nesta segunda-feira(13), partiu de Pelotas um ônibus da UFPel para levar os alunos do curso de Conservação e Restauro em Bens Culturais Móveis (ICH/UFPel) para acompanharem o XIII Congresso da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais(Abracor), que se realiza na UFRGS, em Porto Alegre. A participação de Pelotas conta com as professoras Andrea Lacerda Bachettini, Maria Letícia Mazzucchi Ferreira, Francisca Michelon e Francine Tavares.

Além de comunicações, ocorrerá o lançamento de três livros vinculados ao Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, intitulados Fotografia e Memória (org. Francisca Michelon e Francine Tavares) Memória e Patrimônio: ensaios sobre a diversidade cultural (org. Francisca Michelon e Francine Tavares) Educação Patrimonial: perspectivas multidisciplinares (org. Fábio Vergara Cerqueira, Ester Judith Bendjouia Gutierrez, Denie Ondina Marroni dos Santos e Alan Dutra de Melo).

Abaixo, confira as participações de professores e alunos da UFPel, vinculados ao Curso de Conservação e Restauro em Bens Culturais Móveis e ao Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural, cursos ligados ao Instituto de Ciências Humanas:

15/04 - quarta-feira - 16:00 - comunicações livres - sala 4
Conservação do suporte lycra na obra de Alex Flemming. Andréa Lacerda Bachettini (restauradora, professora do Curso de Conservação e Restauro do ICH / UFPel)
16/04 - quinta-feira
18h00mim Bibliografia em álbum de família: A sistematização da coleção JCM do arquivo fotográfico da Câmara Municipal de Lisboa
Palestra Francisca Ferreira Michelon (professora do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural/UFPel)
18h30min Lançamento dos livros:
Fotografia e Memória
coordenação Francisca Michelon e Francine Silveira Tavares (aluna do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural / ICH / UFPEL)
Memória e Patrimônio: Ensaios sobre a Diversidade Cultural
Coordenação Francisca Michelon e Francine Silveira Tavares
17 de abril - sexta-feira
08h30min Mesa-redonda:
Formação profissional
Coordenadora / Moderadora: Gina Gomes Machado / SP
11h00min (cont. mesa-redonda Formação Profissional)
CECOR/UFMG Bethânia Reis Veloso / MG
UFPEL
Maria Letícia Mazzucchi Ferreira/ RS (coordenadora do Curso de Conservação e Restauro em Bens Culturais Móveis / ICH / UFPEL, professora do Curso de Museologia / ICH / UFPEL e do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural / ICH / UFPEL) - fará apresentação do projeto pedagógico de nosso curso de Conservação e Restauro
UNICAMP Marcos Tognon / SP.