Antiga Reitoria sedia novas instalações da Veterinária e do Centro das Engenharias

13 de Abril de 2009

dscf26701.jpg Até que a conclusão das obras no quarteirão das ruas Almirante Barroso e Benjamin Constant permita a sua sede definitiva, o recém-criado Centro das Engenharias da UFPel ficará localizado no prédio da antiga Reitoria, no Campus Capão do Leão, dividindo o espaço com a Faculdade de Medicina Veterinária. O ato inaugural de ambas as instalações foi presidido pelo reitor Cesar Borges na manhã desta segunda-feira(13).

Na oportunidade, Cesar Borges destacou o valor histórico do imóvel, que abrigou a administração da Universidade por várias décadas, e afirmou que a solenidade traduz a nova etapa de crescimento vivenciada pela UFPel, graças à adesão ao Reuni – Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais.Com a transferência da Reitoria para o Campus Porto, o local, que já abrigava salas de aula dos cursos de Engenharia Agrícola e Engenharia Industrial Madeireira, torna-se agora, em definitivo, a sede da Faculdade de Veterinária e, em caráter provisório, sedia o Centro das Engenharias, abrigando temporariamente as aulas dos novos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Sanitária e Ambiental.

Veterinária: sede própria depois de 40 anos - Em seu pronunciamento, o diretor da Faculdade de Veterinária, professor Mário Carlos Araújo Meireles, destacou que em 40 anos esta é primeira vez que a unidade pisa em uma sede própria. “Ao longo da história, ocupamos 13 lugares diferentes”, enfatizou ao externar a satisfação de sua comunidade acadêmica com as novas instalações. Meireles anunciou que no prazo de seis meses a um ano a Faculdade estará totalmente estruturada em sua nova sede, observando que a transferência está sendo gradual. Desde a década de 1970, a unidade ocupava prédio cedido pela Embrapa, localizado a três quilômetros do campus e ligado por estrada de chão, onde ainda estão sendo desenvolvidas as aulas práticas.

Para o diretor do Centro das Engenharias, Wolmer Brod Peres, o momento é de singular importância para a área das engenharias na história da Universidade. Ele lembrou da instalação do curso de Engenharia Agrícola, em 1972, e, mais recentemente, do curso de Engenharia Industrial Madeireira. “Em 2007 conduzimos estudo de adesão ao Reuni e o incessante trabalho resultou numa proposta de reestruturação dos dois cursos já existentes e de criação na UFPel das engenharias Civil, Sanitária e Ambiental, e de Produção. Segundo ele, com os 160 novos ingressantes, o número de estudantes nas engenharias é de 500 e a meta é chegar a 1000 estudantes em 2013.

Aula inaugural - Aproveitando sua presença no campus, o reitor Cesar Borges ministrou uma aula inaugural aos alunos da Veterinária e da Engenharia Agrícola. Ele saudou a integração entre as áreas, que considera uma mudança de mentalidade na Universidade e disse acreditar na capacidade dos jovens no estabelecimento de novos conceitos e novas ideias, admitindo que o coletivo da instituição sempre esteve ligado a ideologias arcaicas.Cesar Borges descreveu evoluções importantes ocorridas na UFPel, durante suas gestões administrativas, como a urbanização do campus, a implantação do novo sistema de telefonia, o avanço na área de informática e o aumento do número de docentes, bem como os progressos na área de pesquisa, através do intenso trabalho dos professores.O reitor salientou que um dos principais objetivos da Universidade, nos próximos três anos, é ampliar sua responsabilidade socioambiental. “Entre as 50 universidades federais do país, a nossa é uma das que mais tem se preocupado com isso”, observou, citando como exemplo a recente criação na instituição de um Núcleo de Saneamento. Graças a iniciativas como esta, a UFPel sediará no próximo ano um congresso internacional de universidades para debater as questões ambientais. Buscando estimular o desenvolvimento de projetos nessa área, Cesar Borges anunciou a oferta de 40 bolsas estudantis, 20 das quais para trabalhos junto à Agência da Lagoa Mirim e 20 para atuação em projetos no Centro Agropecuário da Palma, unidades pertencentes à Universidade.

Entrevista na Federal FM - Em entrevista ao programa Federal Entrevista, na rádio da Universidade, último compromisso da manhã, Cesar Borges voltou a destacar que a transferência de unidades para o centro da cidade não significa o esvaziamento do campus Capão do Leão, que, ao contrário, receberá também um número maior de estudantes. O que se pretende é disponibilizar maior espaço para as áreas agrárias e biológicas. Ele destacou projetos de humanização do campus, como a criação de áreas de lazer, citando também novo prédio para a Química Industrial e para a Biblioteca Central, além de investimentos na moradia estudantil.