Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Pesquisa avalia prática da caminhada no período de lazer por adultos de Pelotas

1 de Abril de 2009


A caminhada é recomendada como uma das atividades físicas mais acessíveis para que a população se torne fisicamente ativa, podendo ser realizada em diferentes locais e não requerendo uso de equipamentos especiais. Além disso, tem sido relativamente comum no lazer entre grupos tipicamente sedentários, como pessoas de baixo nível socioeconômico e idosos, apresentando pequeno risco de lesão em sua prática.

A professora de Educação Física Angélica Nickel Adamoli, defendeu sua dissertação de mestrado no dia 30 de março no Curso de Pós-Graduação em Educação Física, na linha Atividade Física, Nutrição e Saúde da UFPel. Angélica realizou uma pesquisa para investigar a prática de caminhada no período de lazer entre adultos residentes na zona urbana da cidade de Pelotas e seus fatores associados, descrevendo os motivos, recomendações, preferências e cuidados realizados pelos praticantes da mesma. A pesquisa, realizada entre os meses de julho e janeiro de 2008, entrevistou 1697 indivíduos com 20 anos de idade ou mais nos diversos bairros da cidade.

Constatou-se que 21,1% (N=358) dos adultos pelotenses praticam caminhada no período de lazer; no entanto, somente 6,0% desses alcançam a recomendação de prática de atividade física que lhes garanta obtenção de benefícios à saúde através da caminhada (30 minutos de caminhada com intensidade, no mínimo moderada, em cindo ou mais dias da semana).

Considerar a caminhada importante para a saúde foi o principal motivo apontado para sua prática no lazer.  De acordo com a pesquisadora, tal fato pode ocorrer devido ao aumento de aconselhamento dado pelos profissionais da área da saúde e reportagens vinculadas na mídia sobre os benefícios da prática de atividades físicas regulares, como a caminhada.

Quanto ao local de prática, a maioria das pessoas relatou realizar suas caminhadas ao ar livre, sendo que os principais locais citados foram as avenidas da cidade e ruas dos bairros onde residem, entre elas a avenida Duque de Caxias, no bairro Fragata, e o bairro Laranjal. Para Angélica não é ao acaso que esses locais foram citados, pois dispõe de pista própria para prática da caminhada, local arborizado e iluminado, com mínima estrutura que estimule e facilite o hábito de um estilo de vida ativo. Entretanto, é preciso reconhecer que há uma carência de espaços públicos para a realização de caminhadas e atividades físicas em geral.

A maioria dos entrevistados se mostrou ciente quanto à utilização de tênis e roupas adequadas ao clima para realização da caminhada no lazer. No entanto, cuidados como o alongamento, hidratação e modificações graduais no volume/intensidade da caminhada foram baixos. Acredita-se que muitas pessoas não tenham informações suficientes sobre a importância desses cuidados.

Os dados obtidos nesse estudo mostram a necessidade da efetiva inserção dos profissionais de Educação Física nos serviços de saúde, como estratégia de qualificar a equipe multidisciplinar em relação a aconselhamentos sobre a prática de atividades físicas em geral, bem como orientar a população sobre a prática de caminhadas e outras atividades físicas, focalizando aspectos importantes como cuidados necessários para que essas tragam maiores benefícios a todos. Além disso, a construção de pistas adequadas de caminhada poderá representar um impacto importante no aumento pela procura desta atividade.

Dicas

Caminhe e melhore sua saúde! Mas para isso você precisa:

 

·                             Caminhar pelo menos 30min de forma contínua ou até mesmo acumulada em duas sessões de 15 minutos ou três sessões de 10min consecutivos por dia, em pelo menos cinco dias durante a semana;

·                             Utilizar tênis confortável, com sola emborrachada e firme para evitar dores e lesões;

·                             Usar roupas leves, claras e confortáveis que possibilitem a transpiração em qualquer clima;

·                             Hidratar-se! Beba água ou líquidos de re-hidratação antes, durante e depois de caminhar;

·                             Realizar alongamentos antes e depois de sua caminhada;

·                             Começar em níveis mais baixos de intensidade e progredir gradualmente até níveis mais fortes, de acordo com seu interesse e condição inicial.

·                             Caminhar com o passo acelerado, com a percepção do aumento da frequência cardíaca e da frequência respiratória, sem impedir a possibilidade de diálogo com outra pessoa; assim estará realizando uma caminhada moderada.

 

 

Seção: Notícias