Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Faculdade de Educação dá início a criação do Curso de Psicologia na UFPel

1 de Abril de 2009


cartaz_seminario_psico_na_ufpel.jpgA UFPel inicia os preparativos para a criação do Curso de Graduação em Psicologia. O novo curso será ofertado pela Faculdade de Educação (FAE). A expectativa é que o primeiro ingresso aconteça já no segundo semestre deste ano. Como um dos preparativos para a criação do Curso de Psicologia, a FaE realiza nesta quinta-feira(2) o 1º SEMINÁRIO DE IMPLEMENTAÇÃO DA CRIAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA NA UFPEL.

O Seminário contará com a participação de diversos especialistas na área, como o professor dr. Bernd Fichtner, da Universidade de Siegen, da Alemanha, que veio a Pelotas para contribuir com a formação curricular do curso, além de profissionais vinculados ao Conselho Regional de Psicologia e da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia.

A vinculação do curso de Psicologia com a Faculdade de Educação estabelece um avanço pedagógico interdisciplinar, que tem por objetivo a formação de um profissional qualificado para atuar nas políticas públicas, visando suprir uma carência histórica desses profissionais nas redes de ensino, bem como nas áreas de saúde pública e saúde escolar.

A programação completa do Seminário, que será realizado na sala 352 da FaE, é a seguinte:

Manhã

8h – 9h - Abertura

Drª Eliana Povoas, pró-reitora de Graduação da UFPel

Dr. Mauro del Pino, Diretor da Faculdade de Educação

Drª Denise Bussoletti – FaE – Coordenação da Comissão de Constituição do Curso de Psicologia

 9h – 10h -Psicologia: ciência e profissão - PhD  Neusa Guareschi ( PUC-RS - Porto Alegre)

10h30 – 12h - Que psicólogo estamos formando hoje? Que psicólogo queremos formar? - Representantes de entidades: Conselho Regional de Psicologia e Associação Brasileira de Ensino de Psicologia.

Tarde

14h – 15h - O Surgimento do Novo, a Psicologia e a Educação - Dr. Bern Fichtner (Universidade de Siegen - Siegen -Alemanha)

15h – 16h – A experiência do Curso de Pedagogia UFPel: contribuições para pensar a proposta do curso de Psicologia - Drª Lucia Peres(UFPel - FAE)

16h30min – 18h - Apresentação e debate da pré-proposta do Curso de Psicologia da UFPel.

 

Seção: Notícias