UFPel sedia Escola e Simpósio de Microeletrônica

24 de Março de 2009

O Instituto de Física e Matemática(IFM) da UFPel sediará, de 4 a 9 de maio, a Escola de Microeletrônica(Emicro) e o Simpósio Sul de Microeletrônica(SIM). Em 2009 comemoram-se os dez anos da Emicro e os 25 anos do SIM, que são eventos de âmbito regional na área de microeletrônica apoiados pela Sociedade Brasileira de Computação(SBC) e pela Sociedade Brasileira de Microeletrônica(SBMicro). Em 1999 a primeira edição da Emicro ocorreu em Pelotas, também sob a organização da UFPel.

O encontro contará com um conjunto de cursos teóricos e práticos ministrados por pesquisadores nacionais com experiência na área de microeletrônica. Estes cursos têm como público-alvo estudantes e profissionais que são iniciantes na área de microeletrônica.

Além dos cursos, estão planejadas palestras com tópicos mais avançados e que serão ministradas por pesquisadores nacionais e internacionais reconhecidos por suas contribuições inovadoras para a área de microeletrônica.

“O ano de 2009 marca os 40 anos da Universidade Federal de Pelotas e o momento é de grande expansão das ações da universidade. Do ponto de vista da microeletrônica, no último ano foram contratados três novos doutores na área, formando uma equipe qualificada de quatro doutores que atuam junto ao Grupo de Arquiteturas e Circuitos Integrados”, consideram os organizadores do evento.

Os objetivos da Escola de Microeletrônica e do SIM são promover a difusão do conhecimento em projeto de sistemas eletrônicos e computacionais realizados em circuitos integrados, o que é estratégico para o domínio do processo de concepção de sistemas eletrônicos integrados; possibilitar aos estudantes e profissionais da computação e engenharias o contato com tópicos de vanguarda da pesquisa na área de microeletrônica, que estejam em evidência no país e no exterior; integrar a comunidade de microeletrônica, proporcionando a divulgação das principais atividades acadêmicas desenvolvidas pelas universidades e a integração do estado da arte; e prover um fórum de discussão sobre a capacitação de recursos humanos na área.

A Emicro e o SIM são realizados numa parceria da UFPel com a Unipampa, Instituto Federal Sul-rio-grandense, SBC, SBmicro, IEEE Circuits and Systems Society, CNPq e Capes.

Todas as informações sobre os eventos podem ser encontradas no site www.ufpel.tche.br/ifm/emicro .