Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Novos equipamentos modernizam Editora e Gráfica Universitária

23 de Março de 2009


          dscf0784.jpg Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira(23), foi inaugurado um conjunto de equipamentos que moderniza o parque gráfico da Editora e Gráfica Universitária da UFPel. A aquisição foi viabilizada através de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Afonso Hamm, correspondente a recursos da ordem de R$ 250 mil. 

Foram adquiridos, através de pregão eletrônico, uma impressora/copiadora/scaner digital colorida, que se destina a fazer miolos de livros e todo o tipo de folhetagem; uma encadernadora, que será utilizada na encadernação de livros e manuscritos acadêmicos; uma laminadora para plastificar capas; uma perfuradora de espirais, para encadernar agendas e manuscritos acadêmicos; além de seis microcomputadores, que ampliarão e renovarão o setor de Editoração e Artes Gráficas da EGU. Os equipamentos integram o projeto “Produção gráfica fortalecendo a educação e a cultura na região sul”, que prevê a realização de convênios com as prefeituras dos diversos municípios para a confecção de material didático e outros impressos.

 Ao presidir o ato, o reitor da UFPel, professor Cesar Borges, destacou a presença do vice-reitor Manoel Luiz Moraes, de pró-reitores e de diversos secretários de Educação de municípios da região, além do autor da emenda, deputado Afonso Hamm. Ele lembrou que o projeto contou com a articulação do então reitor de Extensão e Cultura, Vitor Hugo Manzke, que na atual gestão ocupa o cargo de assessor especial da Reitoria.  

“Este projeto prioriza dois eixos, a educação e a cultura, e estou certo de que irá alavancar parcerias, estimulando a integração com os 23 municípios da região”, afirmou Hamm, em seu pronunciamento. O parlamentar, que é egresso da Faculdade de Agonomia Eliseu Maciel (Faem) declarou que sua relação com a UFPel está baseada na gratidão e em afinidades. Segundo ele, as emendas de sua autoria já totalizam mais de um milhão de reais em recursos para Pelotas, contemplando áreas como saúde, educação, esporte, cultura e turismo. O deputado anunciou a inclusão no orçamento de mais R$ 200 mil para a Universidade, a serem destinados, ainda neste ano, para a área agronômica.

O diretor da Editora e Gráfica Universitária, Volmar Nunes, afirma que o maquinário vem suprir uma necessidade da UFPel que não estava sendo atendida há três anos – a confecção de livros didáticos. “Agora poderemos atender a demanda da Universidade, que é muito grande. Além de milhares de manuscritos acadêmicos (TCCs, monografias, dissertações e teses); está prevista a confecção de 150 livros didáticos, que contribuirão na formação acadêmica; cinco milhões de folhetos e 200 mil cartazes, que serão utilizados na divulgação de eventos acadêmicos; e quatro mil banners para divulgar projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFPel. 

Seção: Notícias