Professor da Botânica participa de seminário do Arcu-Sul

18 de Março de 2009

dsc_1097a.JPG A convite da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), o professor Marcos A. Bacarin, do Departamento de Botânica do Instituto de Biologia(IB) da UFPel, esteve na semana passada participando do I Seminário Regional de Capacitação de Pares do Sistema Arcu-Sul (Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários para o Mercosul). O Sistema Arcu-Sul, originado de reuniões dos Ministros de Educação do Setor Educacional do Mercosul, apresenta dentre outros princípios gerais a acreditação de cursos de graduação. Este mecanismo resulta de um processo de avaliação, mediante o qual se certifica a qualidade acadêmica de cursos de graduação, satisfazendo critérios de qualidades previamente aprovados entre os países do Mercosul e associados.

O processo de acreditação compreende uma auto-avaliação por parte dos cursos, uma avaliação externa por um comitê de pares (avaliadores externos) e uma resolução de acreditação pela Agência de Acreditação Nacional, que no caso do Brasil é a Conaes. Este ano, serão avaliados cursos de Agronomia e Arquitetura, que, após este processo receberão um atestado (selo) de qualidade que terá validade por seis anos. Poderão se candidatar instituições públicas ou privadas que cumpram os requisitos mínimos.