Aula inaugural no Direito é nesta quinta(19)

17 de Março de 2009

O Centro Acadêmico Ferreira Vianna (http://www.cafv-ufpel.com) está convidando a comunidade acadêmica para a Aula Inaugural da Faculdade de Direito da UFPel, que se realizará na quinta-feira (19), às 19h, no Salão de Atos da Faculdade. O tema será “Dignidade da Pessoa Humana e Direitos Fundamentais: Desafios e Perspectivas”, a cargo do Juiz Ingo Wolfgang Sarlet. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas, na forma de um quilo de alimentos não-perecíveis, no saguão da Faculdade de Direito, das 9h30min às 10h30min e das 20h às 21h.
Currículo
Ingo Wolfgang Sarlet é considerado um dos maiores constitucionalistas do Brasil, reconhecido internacionalmente por sua teoria sobre a Dignidade da Pessoa Humana. Ingo, além de Juiz, realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidade de Munique (bolsista DAAD), como Bolsista e Pesquisador do Instituto Max-Planck de Direito Social Estrangeiro e Internacional (Alemanha), bem como no Georgetown Law Center (Washington DC). É Doutor em Direito pela Ludwig Maximillians Universität München (1997). É Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado e Professor Titular da PUCRS. Coordenador do GEDF (Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Fundamentais - CNPq). É, também, Professor da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS). Atua especialmente nas áreas de Direito Constitucional e Teoria dos Direitos Fundamentais, tendo como principal linha de pesquisa a eficácia e efetividade dos direitos fundamentais no direito público e privado. Tem proferido conferências, apresentado trabalhos em eventos e publicado em periódicos e obras coletivas no Brasil e no exterior (Alemanha, África do Sul, Argentina, Bélgica, Chile, Espanha, EUA, México, Suíça e Portugal). É professor do Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Universidade Pablo de Olavide, Sevilha. Foi pesquisador visitante na Harvard Law School (2008).