Liga de Nefrologia NefroVida reinicia atividades

16 de Março de 2009

A Liga Acadêmica de Nefrologia - NefroVIDA / UFPel - comemorou no dia 12 de março o Dia Mundial do Rim, reiniciando as suas atividades com a Campanha de Prevenção de Doenças Renais. Durante 10 horas - das 9h às 19h - cerca de 30 alunos da Liga, em associação com o Lions Clube Laranjal e com a Santa Casa de Pelotas, avaliaram mais de 300 pessoas que transitavam pelo Calçadão da rua Andrade Neves e tiveram a oportunidade de medir o índice de glicose no sangue e os níveis da pressão arterial.

“A campanha foi um sucesso e as pessoas que apresentaram alterações nesta avaliação foram orientadas e encaminhadas aos postos de saúde e para o Centro de Pesquisa em Saúde Dr. Amilcar Gigante para receber o tratamento necessário”, declarou o acadêmico e presidente da Liga, Felipe dos Santos.

Os estudantes contaram também com o apoio e orientação da Sociedade Brasileira de Nefrologia e dos médicos nefrologistas professor Alípio Coelho e dra. Simone Nobre de Castro, presentes no local. No final da campanha, a Banda da Brigada Militar brindou os transeuntes executando diversas músicas. Pela primeira vez, Pelotas participou desta campanha mundial já desenvolvida há mais anos em outras cidades do Brasil e em todo o mundo.