Seminário aborda a importância dos dentes para os idosos

13 de Março de 2009

O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia(PPGE) da UFPel realizará o seminário de mestrado A importância dos dentes e próteses para idosos de três diferentes grupos ou “O dia em que você ficar sem dentes você vai lembrar de mim”, dissertação de mestrado em Saúde Bucal Coletiva, defendida na UFRGS, em 2001. O apresentador será o doutorando Eduardo Dickie de Castilhos. O evento se realizará no auditório do PPGE, no dia 17, às 14h.
Conforme o doutorando, a importância dos dentes é citada na literatura, porém a relevância deste tema para os idosos tem sido abordada quase que exclusivamente através de pesquisas quantitativas. “O presente estudo, utilizando-se de métodos quantitativos e qualitativos, teve por objetivo identificar a importância de dentes e próteses para três grupos distintos de idosos, através de uma entrevista aberta associada a exames clínicos”, disse Castilhos. Foram avaliados um grupo de idosos independentes, um grupo de idosos asilados em uma instituição filantrópica e um grupo institucionalizado em uma instituição particular.
Em relação às características clínicas, o percentual de edentulismo é elevado nos grupos asilados, e a cárie permanece como um problema significativo na condição bucal dos idosos dos três grupos. O uso de próteses apresenta diferenças marcantes entre os grupos em relação ao tipo e quantidade. Conforme o pesquisador, a importância dos dentes para os idosos sofre variações de indivíduo para indivíduo. “Essas diferenças necessitam ser esclarecidas, verificando-se as situações e as condições de saúde que geram estes comportamentos e todas as variações intermediárias”, observa. Castilhos lembra que a alimentação, mastigação, digestão, seleção de alimentos, prazer de comer, aparência, aspectos psicológicos, aspectos psicossociais, comunicação, sorrir, sexualidade, higiene oral, saúde geral e qualidade de vida são influenciados, segundo os idosos, pela presença e/ou ausência de dentes ou próteses, caracterizando a importância destes em seu cotidiano.