Edital de Estágio Pós-Doutoral e de Estágio Sênior no exterior é lançado pela Capes

5 de Março de 2009

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tornou pública na ultima terça, a seleção de candidaturas para dois programas de bolsas no exterior para pesquisadores doutores, dando oportunidade a pesquisadores brasileiros de estudar no exterior.

Trata-se do Estágio Pós-Doutoral no exterior e do Estágio Sênior no exterior, ambos em diversas áreas do conhecimento. A Capes oferece bolsa para a realização de Estágio Pós-Doutoral no exterior a pesquisadores doutores, com formação obtida há menos de oito anos, que atuem em atividade de docência e de pesquisa no Brasil.

Deste modo, a Capes busca contribuir para a inserção internacional desses pesquisadores e estabelecer um intercâmbio científico e abertura de novas linhas de pesquisa de relevância para o desenvolvimento da área no país. A duração da bolsa varia de seis a dezoito meses.

A bolsa para a realização de Estágio Sênior no exterior destina-se a pesquisadores doutores com formação obtida há mais de oito anos e com vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou de pesquisa brasileira. O programa visa o intercâmbio científico e o estabelecimento de parcerias com congêneres internacionais, direcionado à execução de projeto de pesquisa, sempre inserido no contexto institucional de atuação do candidato. A duração da bolsa para realização do estágio sênior no exterior varia de um a doze meses.

A natureza das atividades que compreendem os estágios apresenta a perspectiva de colaboração entre pesquisadores. A inscrição para os estágios no segundo semestre acontecem até o dia 1º de maio. Orientações sobre a candidatura e outras informações na página do Estágio Pós Doutoral da Capes http://www.capes.gov.br/editais/abertos/2540-estagio-pos-doutoral.