Editora e Gráfica recebe novas máquinas

3 de Fevereiro de 2009

A Editora e Gráfica Universitária(EGU) da UFPel recebeu quatro novas máquinas, com as quais está modernizando seu parque gráfico, viabilizando assim melhor qualidade no atendimento à comunidade. Os equipamentos foram adquiridos através de recursos oriundos da emenda parlamentar número 20980017, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, que destinou à UFPel o valor de R$ 250 mil para atender o Projeto de Extensão “Escola Gráfica para Estudantes Carentes da Rede Escolar do Ensino Médio”.

Por intermédio de pregão eletrônico, foram adquiridas uma impressora/copiadora/ scaner digital colorida, que se destina a fazer miolos de livros e todo o tipo de folhetagem; uma encadernadora, que será utilizada na encadernação de livros e manuscritos acadêmicos; uma laminadora para plastificar capas; uma perfuradora de spirais, para encadernar agendas e manuscritos acadêmicos; além de seis microcomputadores, os quais ampliarão e renovarão o Setor de Editoração e Artes Gráficas da EGU.

O diretor da EGU, professor Volmar Nunes, acredita que até o final da primeira quinzena de fevereiro as máquinas estejam prontas para funcionar plenamente, já que agora se encontram em fase de montagem. “Nesta semana, está ocorrendo o treinamento do pessoal da Editora que irá operá-las, para então começarem o trabalho efetivamente”.

Segundo Nunes, o maquinário vem suprir uma necessidade da UFPel que não estava sendo atendida há três anos - a confecção de livros didáticos. “Agora poderemos atender a demanda da Universidade, que é muito grande. Está prevista para este ano a confecção de quatro mil manuscritos acadêmicos (TCCs, monografias, dissertações e teses); 150 livros didáticos, que contribuirão na formação acadêmica; cinco milhões de folhetos e 200 mil cartazes, que serão utilizados na divulgação de eventos acadêmicos; e quatro mil banners para divulgar projetos de ensino, pesquisa e extensão da UFPel.