FEA promove curso sobre especificações para o revestimento de ruas não-pavimentadas

15 de Janeiro de 2009

O Laboratório de Mecânica dos Solos, da Faculdade de Engenharia Agrí­cola da Universidade Federal de Pelotas, vem desenvolvendo, há muitos anos, atividades de pesquisa e extensão na área de estradas e ruas não-pavimentadas, constituindo-se num dos raros grupos universitários existentes no Brasil com ênfase nesta área. Essas atividades permitiram elaborar-se uma especificação expedita para a escolha de materiais utilizados em revestimento de estradas e ruas não-pavimentadas, atendendo as peculiaridades das ocorrências de solos de regiões tropicais e subtropicais. O uso dessa especificação tem provocado alterações do padrão tecnológico em diversos municí­pios, havendo melhor desempenho dos trechos executados e sensí­vel redução de custos de execução e de manutenção.

Com o objetivo de difundir essa especificação o laboratório estará promovendo um curso, nos dias 5 e 6 de março de 2009 (total de 14 horas/aula).

Para efetivar-se a inscrição, o interessado deve solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail: alfredosolos@yahoo.com.br.

Mais informações através do telefone 53 9133.2392.

Súmula do programa:
1. Drenagem de vias não-pavimentadas
2. Frações componentes do solo.
3. Especificações tradicionais de materiais para revestimento de vias não-pavimentadas.
4. Especificidades das frações finas em regiões tropicais úmidas.
5. Ensaios de materiais provenientes dos municí­pios.
6. Avaliação dos materiais ensaiados.
7. Visita a trechos experimentais.