Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Cesar Borges inicia nova gestão à frente da UFPel

13 de Janeiro de 2009

cesar-guarany.JPGCom o Theatro Guarany praticamente lotado, os Conselhos Superiores da UFPel se reuniram em Sessão Solene, no final da tarde desta segunda-feira(12), para oficializar, no âmbito da instituição, a posse do professor Antonio Cesar Borges como reitor para o período de 2009 a 2013. A recondução ao cargo serviu também para o anúncio da designação do vice-reitor, professor Manoel Luiz Brenner de Moraes e para a nomeação, por parte do reitor, dos oito pró-reitores e demais assessores da administração.

            O ato, presidido pelo presidente do Conselho Universitário, professor Telmo Pagana Xavier, foi o ponto culminante da cerimônia realizada na semana anterior, no MEC, em Brasília, quando o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou o ato de posse de Cesar Borges para o seu terceiro mandato no comando da UFPel. O decreto presidencial com a nomeação foi publicado no Diário Oficial da União no dia 26 de dezembro.

            Além do empossado e do presidente da sessão, a mesa oficial foi composta pelo prefeito Adolfo Antônio Fetter Júnior; pelo juiz federal Adriano Enivaldo de Oliveira, representanto a Justiça Federal; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Adalim Medeiros; pelo deputado federal Fernando Stephan Marroni; pelo coronel Antonio Paulo Maciel, representando o comandante da Oitava Brigada de Infantaria Motorizada, general de Brigada Geraldo Antonio Miotto; pelo capitão Valter Chehinzato, representando o comandante do 5º Distrito Naval; pelo Professor Emérito da UFPel, Sidney Castagno; e pelo futuro vice-reitor, professor Manoel Luis Brenner de Moraes.

            Na primeira fila, destaque para as presenças dos reitores da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, professora Miriam da Costa Oliveira; da Unipampa, professora Maria Beatriz Luce; da Furg, professor João Carlos Brahm Cousin; do Instituto Federal de Educação Tecnológica Sul-Riograndense, Antonio Carlos Brod; e do vice-reitor da UCPel, José Carlos Bachettini.

Também prestigiaram a solenidade o chefe-geral da Embrapa, Waldyr Stumpf Júnior; o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Julio César Oliveira; representantes de instituições como Delegacia da Receita Federal, Defensoria Pública, Santa Casa de Pelotas, IBGE, Procuradoria Pública, INSS, Conselho Municipal de Saúde, Banrisul, Diário Popular, Câmara de Dirigentes Lojistas, Corede Sul, Cipel, Caixa Econômica Federal; prefeitos e vice-prefeitos da região; entre outras autoridades e convidados.

O ato

            No início da programação foi apresentado vídeo com as principais realizações da gestão Cesar Borges 2005/2009 e diversos depoimentos enaltecendo o trabalho realizado nesse período.

            Após a abertura da sessão solene, o reitor Cesar Borges e o vice Manoel Moraes foram conduzidos do hall do Theatro para a mesa de honra pelo Professor Emérito Sidney Castagno, pela funcionária Marilane Velasco, pelo estudante Jonas Rodeguiero e pelo funcionário aposentado Castelar Braz Garcia. Seguiram-se a projeção de imagens do ato de posse em Brasília, leitura do Decreto do presidente da República e do Termo de Posse, mensagem em vídeo do Professor Emérito da UFPel, ministro Mozart Victor Russomano, o discurso de Cesar Borges, a designação do vice-reitor (que exercerá o cargo a partir do dia 15 de janeiro de 2009), a nomeação dos pró-reitores e assessores diretos e apresentação artística do Projeto Carinho, da Escola Superior de Educação Física (Esef), que emocionou a todos os presentes.    

São os seguintes os titulares das oito pró-reitorias: Graduação – professora Eliana Povoas Pereira Estrela Brito; Pesquisa e Pós-Graduação – professor Manoel de Souza Maia; Extensão e Cultura – Luiz Ernani Gonçalves Ávila; Assistência Estudantil – assistente social Carmen de Fátima de Mattos do Nascimento; Administrativa – Francisco Carlos Gomes Luzzardi; Gestão de Recursos Humanos – Roberta Trierweiler; Planejamento e Desenvolvimento – Élio Paulo Zonta; e Infraestrutura – Mário Renato Cardoso Amaral.

Também foram nomeados o novo chefe de Gabinete, professor Mario Caputo Copolla; os assessores do reitor, Mauro Joubert Goulart Cunha e Vitor Hugo Borba Manzke; o coordenador do Programa Reuni do Governo Federal, servidor João Carlos Koglin; e o coordenador de Comunicação Social, jornalista Clayton Rocha. Os detentores dos demais cargos de direção serão nomeados nesta terça-feira no Gabinete do reitor.

O discurso de posse

            Em seu pronunciamento, o reitor Cesar Borges renovou sua gratidão ao presidente Lula e ao ministro Haddad pela confiança ao referendar seu nome, apoiando a decisão do Conselho Universitário, bem como a todos que o auxiliaram a transpor as dificuldades enfrentadas ao longo da gestão.  Ele citou as principais conquistas que estão levando a uma considerável ampliação da área física, ao aumento do número de cursos e de vagas, e à aquisição de equipamentos e veículos, a partir da adesão ao Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

            O reitor voltou a destacar o papel decisivo das fundações de apoio (FAU, Simon Bolívar e Delfim Mendes Silveira), na aquisição de equipamentos, na realização de obras e no suprimento de recursos humanos. Enalteceu também o trabalho da UFPel na implantação e consolidação da Unipampa, desafio que considera vencido e plenamente recompensado.

            Endossando a opinião do reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em recente manifestação, Cesar Borges reclamou da legislação que engessa as universidades, diminuindo a autonomia das instituições. Segundo o reitor baiano, “as universidades estão travadas pelo aparato normativo”.

O reitor da UFPel demonstrou determinação e confiança para levar adiante o plano de expansão da Universidade, que projeta expandir em quatro anos o número de alunos para cerca de 25 mil e oferecer um conjunto de novos cursos, muitos dos quais noturnos. Como principais metas, citou a criação do tão sonhado hospital regional, a conclusão do campus Porto, a construção da Biblioteca Central, das novas sedes da Faculdade de Meteorologia e Casa do Estudante, e a concretização da Hidrovia do Mercosul, que irá permitir o desenvolvimento econômico e social das cidades fronteiriças.

“Para acompanhar o crescimento do número de estudantes, deverá haver o crescimento proporcional de diferentes setores da comunidade local, o que requer a sinergia e a cooperação do poder público e das forças vivas do município”, afirmou Cesar Borges. Segundo ele, a meta da gestão que se inicia é a reconstrução da UFPel sob a ótica sócio-ambiental, “o que exigirá uma reestruturação institucional em duas dimensões básicas: infra-estrutura de apoio e acadêmica, as quais são correlatas e jamais devem ser distintas ou independentes”.  Ele acredita ser necessário não apenas concluir os empreendimentos iniciados, como também tornar a Universidade mais moderna e eficiente.

Afirmando que a comunidade universitária precisa pensar a universidade como um todo, o reitor pregou uma nova arquitetura institucional que permita a interdisciplinaridade e a qualificação de pessoal, que levarão à liberdade para criar e expandir conhecimentos, abolindo antigas formas de gerenciamento que levam ao corporativismo e que impedem o diálogo e a troca de experiências dentro da Academia, sejam elas de natureza tecnológica ou artística. “Para proceder mudanças e vencer obstáculos será necessária a experiência adquirida, a perseverança demonstrada ao longo da história de cada um, com a humildade para reconhecer os próprios erros e acertos”, ponderou.

 

           

Seção: Notícias