Docentes do pós-graduação em Química aprovam projetos no CNPq

22 de Dezembro de 2008

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPel aprovaram diversos projetos no CNPq. Além de quatro propostas aprovadas recentemente no Edital Universal nas áreas de química analítica e síntese orgânica, mais cinco importantes projetos foram aprovados nos últimos dias. Com recursos totais da ordem de R$ 800 mil, os projetos envolvem temas da fronteira do conhecimento em química de materiais, química analítica, síntese orgânica, biocombustíveis e química farmacêutica e contam com a participação de diversas Universidades e Centros de Pesquisa brasileiros, como FIOCRUZ, UFAM, UFGRS e UFC.

Temas importantes e atuais, como a quebra da barreira tecnológica para exportação de carne para a UE, novos filmes para aplicação como revestimentos em sensores, obtenção de biodiesel a partir de microalgas e o desenvolvimento de novos fármacos de origem natural e sintética fazem parte destes projetos.
“A aprovação destes projetos, somados aos divulgados recentemente, são a garantia de que teremos dias ainda melhores pela frente e mostram, mais uma vez, a competência dos docentes do PPGQ na prospecção de recursos para a pesquisa”, afirmaram os pesquisadores.

Confira abaixo a relação dos docentes do Mestrado em Química contemplados no CNPq:

Anderson Schwingel Ribeiro
Titulo do Projeto: Desenvolvimento e Validação de Métodos Analíticos para a Determinação de Metais Pesados em Carne e em Seus Derivados Por AAS: Quebrando Barreira Tecnológica da Comunidade Européia
Edital: CNPq/MAPA/SDA N.º 064/2008, Linha 2 - Projetos de Pesquisa Científica Tecnológica e Inovação

O projeto visa o desenvolvimento e validação de métodos analíticos para a determinação de metais pesados em amostras de carne in natura e em seus respectivos derivados destinados a consumo nacional e a exportação para a Comunidade Européia, por espectrometria de absorção atômica (AAS). Assim, pretende-se criar uma estratégia analítica para ser difundida junto à comunidade nacional de interesse, através da colaboração com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), para que nosso país possa atender às exigências recentes desta comunidade importadora e consumidora de nossos produtos alimentícios e evitar um possível embargo
tecnológico futuro.

Claudio Martin Pereira de Pereira:
Titulo do Projeto: Bio-combustíveis de Microalgas: Alternativa Renovável e de Sustentabilidade.
Edital: Edital MCT/CNPq/SEAP-PR - Nº 26/2008
Novas pesquisas em bioenergia são relevantes e de grande apelo ao meio ambiente. O objeto da pesquisa é a preparação de biocombustível a partir de microalgas, a fim de perfazer uma alternativa renovável na área de bioenergia.

Irene Teresinha Santos Garcia
Titulo do Projeto: Filmes nanoestruturados de aminoácidos e poliamidas dopados com Terras raras
Edital: MCT/CNPq nº 62/2008 - “Jovens Pesquisadores em Nanotecnologia”

A profa Irene coordena esse projeto que visa a obtenção de filmes finos de poliamidas e precursores e sua modificação, através da dopagem de íons de terras raras, para o desenvolvimento de novos materiais com propriedades ópticas e estruturais diferenciadas. Esses materiais nanoestruturados, obtidos na forma de filmes finos têm aplicações como sensores e biossensores na análise de um grande grupo de substâncias de interesse clínico, industrial, biológico e ambiental. Esse projeto conta também com a colaboração da UFRGS (Fernando Zawislak), CEFETRS (Uilson Sias) e de alunos do Curso Bacharelado em Química-UFPEL (Igor Michel da Cunha) e da Pós-Graduação em Química da UFPEL (Fabiane Porto e Patrícia Veleda ).

Wilson João Cunico Filho
Titulo do Projeto: Busca de novos antimaláricos a partir de moléculas identificadas em plantas medicinais e de moléculas de origem sintética
Edital: MCT/CNPq/CT-Saúde/MS/SCTIE/DECIT N° 034/2008

Sob coordenação da Dra. Antoniana Ursine Krettli, da FIOCRUZ, este projeto multidisciplinar envolve também Instituições do Norte (UFAM), Nordeste (UFAL), Sudeste (UNESP, UNICAMP) e Sul (UFPEL, UEM, UFRGS) do Brasil, todas parcerias já em andamento. O tema do projeto são bioprodutos e produtos sintéticos destinados ao uso terapêutico na MALÁRIA e/ou em outras doenças negligenciadas. O objetivo é a identificação de moléculas ativas de plantas medicinais e de produtos sintéticos com potencial para uso terapêutico na MALÁRIA, a partir de compostos já devidamente caracterizados pelo nosso grupo quanto à sua eficácia farmacológica contra parasitos causadores dessa doença no homem e em modelos experimentais. Esse tem sido o objetivo central do trabalho focalizando bioprodutos e síntese química, num projeto multidisciplinar com outros pesquisadores lideres em suas áreas de atuação e envolvidos no ensino de Pós-Graduação.

Eder João Lenardão
Titulo do Projeto: Uso de Solventes Verdes na Prospecção Biotecnológica de Inibidores Enzimáticos, Antimicrobianos, Antitumorais e Produtos Cosméticos em Plantas da Amazônia
Edital: MCT/CNPq/CT-Amazônia 055/2008.

Sob coordenação do Prof. Dr. Valdir Florêncio da Veiga Junior, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), este projeto conta também com pesquisadores da UEA (AM), UEM (PR) e UFC (CE). O objetivo do projeto é explorar a utilização de líquidos iônicos como solventes alternativos na extração de moléculas bioativas de diferentes espécies oriundas da imensa diversidade biológica da Amazônia. Será realizada uma prospecção biotecnológica de atividades antitumoral, antimicrobiana, de inibição enzimática e Produtos Cosméticos a partir de extratos vegetais obtidos com solventes iônicos, que serão sintetizados e terão suas propriedades avaliadas na preparação de extratos, comparando-os àquelas dos solventes tradicionais. Os líquidos iônicos serão sintetizados no Laboratório de Síntese Orgânica Limpa do IQG e caracterizados na Central Analítica da UFPEL.