Grupo de Recursos Hídricos do CAVG aprova projeto

19 de Dezembro de 2008

Com o objetivo de estimular a formação de uma Rede Nacional de Formação de Capacidades e Extensão Tecnológica para a Gestão da Água , o grupo de Recursos Hídricos do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça(CAVG) da UFPel, coordenado pelo professor Gilberto Loguercio Collares, aprovou projeto no CNPq com recursos na ordem de R$ 170 mil. O objetivo é capacitar e difundir práticas em Recursos Hídricos, especialmente voltados aos membros de comitês de bacias, servidores de prefeituras, de órgãos gestores estaduais, cujas competências se relacionem com a gestão dos recursos hídricos, organizações da sociedade atuantes na área de recursos hídricos e agências de bacia hidrográficas.

O grupo se consolida com uma série de atitudes na área de Recursos Hídricos. Com a colaboração de docentes e pesquisadores de outras instituições, como a Universidade Federal de Santa Maria e a Universidade Federal de Viçosa, destaca-se a recente implantação do Curso de Engenharia Hídrica na UFPel. A atividade permitirá que a Instituição seja a promotora da descrição dos processos, das necessidades e das alternativas que se associam às águas, atuando em todos os aspectos referentes ao uso e gestão do recurso “água”, incluindo seus aspectos técnicos, sociais e ambientais.

Outra atividade, que já se faz presente nas ações do grupo, é o Curso de Hidrometria para Gestão de Recursos Hídricos, projeto também aprovado pelo CNPq–CTHidro. Este curso, na última semana, concluiu a primeira capacitação, completando 440 horas de aulas, teóricas e práticas, que compõem o programa curricular para a primeira turma de alunos.

“Todas essas ações motivam os professores e pesquisadores envolvidos a atuarem de maneira ordenada e persistente na consolidação de um grupo capaz de liderar as ações necessárias e pertinentes ao recurso água, tendo como centro da difusão e geração de  conhecimentos e tecnologias a Universidade Federal de Pelotas”, considerou o professor Collares.