Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Grupo de Astrofísica da UFPel coordena ações regionais do ANO INTERNACIONAL DE ASTRONOMIA

19 de Dezembro de 2008


Mais um projeto enviado ao CNPq foi contemplado para o grupo de Astrofísica da UFPel. O projeto, que se insere nas comemorações do Ano Internacional da Astronomia (AIA2009), tem como objetivo principal ampliar, fortalecer e coordenar os esforços de divulgação da Astronomia e ciências correlatas de diferentes instituições, principalmente da região Sul, visando em especial à camada jovem da população.

O projeto é coordenado pela UFRGS, junto com a UFPel, Unipampa/Uruguaiana e UESC. A UFPel é representada no projeto pelas professoras Virgínia Mello Alves e Daniela Borges Pavani, do Departamento de Física do Instituto de Física e Matemática (IFM), que são, respectivamente, a coordenadora de nó-local e coordenadora regional dentro da rede de organização do AIA2009.

O Edital 63 do CNPq prevê apoio financeiro para projetos de divulgação científica na área de Astronomia, atendendo prioridade estratégica do Governo Federal de estimular a popularização da ciência e tecnologia e de promover a melhoria da educação científica e as comemorações do Ano Internacional da Astronomia.

AIA 2009

O Ano Internacional da Astronomia (http://www.astronomia2009.org.br/) comemora em 2009 os quatro séculos desde as primeiras observações telescópicas do céu feitas por Galileu Galilei. Trata-se de uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano, iniciada pela União Astronômica Internacional (IAU) e Unesco (http://www.astronomy2009.org/). Será dada forte ênfase à educação, ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nacionais e globais.

A abertura oficial do AIA ocorrerá nos dias 15 e 16 de janeiro, em Paris. No Brasil, a abertura se dará em todo o país, através de seus nós, entre os dias 19 e 28 de janeiro. Entre 3 e 14 de agosto, será realizada no Rio de Janeiro a 27ª Assembléia Geral da União Astronômica Internacional, quando espera-se ter a presença de cerca de três mil astronômos do mundo inteiro.

Mais especificamente, o projeto pretende promover o AIA2009, realizando exposições específicas para sua celebração, bem como criação de novos espaços e ambientes para o ensino e a divulgação da Astronomia, promoção da interação e a colaboração entre instituições responsáveis pela divulgação da Astronomia,  realização de  cursos de formação e capacitação para professores do ensino básico, produção de materiais multimídia de divulgação científica e de ensinos formal e não-formal, e promoção, nos meios de comunicação, do jornalismo científico.

Com os recursos destinados à UFPel serão organizados: exposição conjunta com as instituições participantes, sobre Galileu; cursos de Astronomia para professores que queiram inserir a Astronomia em suas aulas ou construir clubes de astronomia em suas escolas; oficinas para estudantes; ciclos de palestras para o público; observações astronômicas contando com o apoio do Observatório Educativo Itinerante (OEI/ UFRGS) e produção de material jornalístico-científico.

Esse projeto, essencialmente vinculado à extensão, complementa o projeto do Instituto Nacional Avançado de Astrofísica (Inava), no qual o grupo participa e que é mais dirigido à pesquisa e ao ensino da Astronomia.

Seção: Notícias