Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Tese analisa risco de diabetes durante a gravidez

18 de Dezembro de 2008

A endocrinologista Maria Alice Dode, doutoranda do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia da UFPel, realizou pesquisa em Pelotas estudando a Coorte de nascimentos de 2004, que mostrou que cerca de 3% das mulheres da cidade podem apresentar diabetes durante a gestação. O Diabetes Mellitus Gestacional é uma desordem caracterizada pela intolerância aos carboidratos, hiperglicemia em variados graus de intensidade, com início ou diagnosticada pela primeira vez durante a gestação.
A partir dos dados coletados durante a pesquisa foi observado que o risco de ter diabetes na gestação aumenta à medida que aumenta a idade da gestante. E fica maior ainda se esta se encontra acima do peso e ou tem história familiar de diabetes. Mulheres de etnia não branca também apresentam maior probabilidade de desenvolver a doença durante a gestação.
Ao avaliar o crescimento dos filhos destas mulheres, os pesquisadores observaram que aqueles cujas mães tiveram diabetes na gestação nasceram maiores que as outras crianças da mesma coorte, mas aos três meses de idade eles ficaram com menos peso que as crianças da mesma idade. Esta desaceleração no crescimento se manteve até os 24 meses, tempo de acompanhamento.
A preocupação dos pesquisadores é que as crianças filhas de mães com diabetes de Pelotas estão apresentando um padrão de crescimento semelhante ao que outros estudos já mostraram. A literatura internacional mostra que os filhos de mulheres que apresentaram diabetes na gravidez nascem grandes apresentam uma desaceleração do crescimento nos primeiros dois anos e após um aumento vertiginoso de peso que culmina com a obesidade na infância, na adolescência, na idade adulta e maior risco de diabetes, mantendo um círculo vicioso da doença. A tese será defendida nesta sexta-feira(19), às 14h, no auditório Kurt Kloetzel do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel. A banca será formada pelas professoras Iná dos Santos, Maria Cecília Assumpção, Denise Gigante e Maria Inês Schmidt.

 

 

Seção: Notícias