Departamento de Ciências Sociais Agrárias aprova projeto com a Espanha

16 de Dezembro de 2008

“As Indicações Geográficas como estratégia de desenvolvimento territorial: a experiência espanhola e brasileira” é o projeto de cooperação internacional com a Espanha aprovado por professores do Departamento de Ciências Sociais Agrárias da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel(Faem)da UFPel. O projeto é coordenado pelo professor Flávio Sacco dos Anjos, cuja equipe é formada pelos professores Mário Duarte Canever, Antônio Jorge Amaral Bezerra e Nádia Velleda Caldas, tendo como parceiro espanhol a equipe liderada pela professora Encarnación Aguilar Criado, da Universidad de Sevilla. A iniciativa vincula, ainda, o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria, cuja equipe é conduzida pelo professor José Marcos Fröehlich.

As indicações geográficas e denominações de origem, conforme o professor Sacco dos Anjos, são muito importantes na Europa do ponto de vista do resgate dos vínculos entre a produção e o território. “A União Européia tem investido na busca de alternativas aos problemas gerados pelo produtivismo e geração de excedentes na agricultura, dentro do que ficou conhecido como novos enfoques para o desenvolvimento territorial. Esse caminho passa pelo apoio às indicações geográficas e denominações de origem e os estímulos ao empreendedorismo rural”, observou o coordenador.

Para o docente da Faem, exemplos clássicos podem ser vistos no caso dos vinhos Montilla-Morilles e tipo Jerez na região da Andalucía, no Sul da Espanha. No Brasil , considera o professor da UFPel, esse tipo de iniciativa começa a surgir, tendo como exemplos os vinhos do Vale dos Vinhedos, a carne do Pampa ou o café dos Cerrados. O foco do projeto é o de confrontar essas experiências e avaliar seu potencial no sentido de avançar no processo de desenvolvimento, propiciando aos pesquisadores espanhóis a oportunidade de conhecer as iniciativas levadas a cabo no Brasil, particularmente no caso do Rio Grande do Sul.

O projeto de intercâmbio é apoiado pela Capes e pela Direção Geral de Universidades do Ministerio de Ciência e Inovação da Espanha, prevendo a realização de diversas missões internacionais e estágios doutorais e pós-doutorais para os pesquisadores implicados.