Professor do ICH apresenta trabalho na USP

4 de Dezembro de 2008

O professor Sidney Gonçalves Vieira, do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (Leur) do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel), está participando, na USP, em São Paulo, do Encontro Internacional Geografia: Tradições e Perspectivas, em homenagem ao Centenário de nascimento de Pierre Monbeig.

O evento homenageia um dos responsáveis pela institucionalização da geografia no Brasil, desde que se radicou em São Paulo, em 1935, logo depois da criação da cátedra de Geografia na USP. PierreMonbeig permaneceu no Brasil até a década de 40, tendo oferecido expressiva contribuição para a geografia brasileira e latino-americana.

No encontro, o professor Sidney apresenta nesta sexta-feira(5) o trabalho “Cidades do Prata: Estudo da Formação Territorial e Urbana no Extremo Sul do Brasil Colonial”.

Aproveitando sua estada na USP, Sidney Vieira manteve contato com a coordenadora do Laboratório de Comércio e Cidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, professora Heliana Comin Vargas, com quem iniciou tratativas para a organização do V Seminário de Estudos Urbanos e Regionais e o III Colóquio Internacional sobre o Comércio e o Consumo Urbano, a ser realizado em Pelotas, de 10 a 13 de novembro de 2009. A parceria com a USP será estendida também à Unesp de Rio Claro, através do Núcleo de Estudos sobre Comércio e Consumo.