Livro sobre Educação Patrimonial será lançado hoje(27) em Jaguarão

27 de Novembro de 2008

Após o lançamento na Feira do Livro de Pelotas, a obra “Educação Patrimonial: Perspectivas Multidisciplinares” será também lançada na Feira do Livro da cidade de Jaguarão, às 20h30min desta quinta-feira(27). A publicação foi produzida a partir dos trabalhos da primeira turma do Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural que integram o projeto de extensão com a mesma denominação.

A organização da publicação é dos professores Fábio Vergara Cerqueira e Ester J. B. Gutierrez, e dos acadêmicos Denise Ondina Marroni dos Santos e Alan Dutra de Melo.

Compõe o livro os seguintes artigos:

Educação patrimonial na escola: Por que e como?

Fábio Vergara Cerqueira

Patrimônio e suas múltiplas formas.

Ester Judite Bendjoya Gutierrez

Patrimônio cultural: conceitos e legislação.

Renato Duro Dias

Paisagem urbana contemporânea: preexistência, inovação e patrimônio cultural.

Paulina Von Laer

Reabilitação de centros e bairros antigos: a importância do patrimônio cultural para os moradores locais.

Ângela Bosembecker

A dimensão imaterial do patrimônio cultural

Kátia Ferreira de Oliveira

Fotografia, memória e patrimônio

Taís Soares

Preservar as coleçãos fotográficas familiares é preservar o patrimônio das cidades?

Luiz Carlos Vaz

A paisagem urbana: bem patrimonial e suporte da memória

Alan Dutra de Melo

Identidade, paisagem e os novos municípios do sul do RS: Capão do Leão , Morro Redondo, Turuçu e Arroio do Padre.

Alexandre Pereira Maciel

Traços culturais e desenvolvimento social: a herança dos franceses em Pelotas/RS.

Leandro Ramos Betemps

Colônia municipal: uma comunidade multicultural

Margareth Acosta Vieira

Arte, memória e museu: a conservação e legitimação como momento de compreensão da arte

Roberto Heiden

No fio da meada: a moda e a coleção têxtil do Museu da Baronesa, Pelotas/RS

Denise Ondina Marroni dos Santos

O mobiliário pelotense das casas urbanas dos charqueadores: suporte de memória e costumes oitocentistas.

Olga Maria Almeida da Silva

As casas de renda, patrimônio urbano pelotense: arquitetura residencial popular do início do século XX

Liciane Almeida

Patrimônio edificado em ferro da cidade de Pelotas/RS (1845-1930)

Ana Paula de Andréa Dametto

Arqueologia e patrimônio: o urbano na ótica da cultura material

Luciana da Silva Peixoto

Por que arquologia da cidade? A busca de outras cidades, revelando memórias do esquecido.

Nadja Ferreira Santos