Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Projeto Federal Ciência será apresentado em simpósio nacional de Física

26 de Novembro de 2008


O projeto Federal Ciência foi aceito como trabalho a ser apresentado no 18º Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), encontro bianual da Sociedade Brasileira de Física, que ocorrerá em 2009, em Vitória, ES. O site do evento é: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xviii/ .
O trabalho está sob a coordenação da professora Virgínia Mello Alves e da radialista Vera Lopes e será apresentado pela bolsista da Pró-Reitoria de Graduação, Alice Porto dos Santos, que realiza os “drops” dentro da programação da Rádio Federal FM.
Seguem abaixo os pareceres emitidos por dois avaliadores do Simpósio:

Resultado da Avaliação*
Trabalho Nº 833-1 –Título FEDERAL CIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO DA RÁDIO
FEDERAL DA UFPel ENQUANTO MEIO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Apresentação
Pôster
Avaliações dos Árbitros
Resultado Avaliação A-Aceito
O trabalho se remete a um aspecto da educação em ciência que tem crescido muito nos últimos anos, e felizmente vemos também no Brasil grupos que estejam genuinamente preocupados com a divulgação científica de qualidade para a população. Quanto ao mérito do texto “FEDERAL CIÊNCIA: A UTILIZAÇÃO
DA RÁDIO FEDERAL DA UFPel ENQUANTO MEIO PARA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA”, nada mais temos a comentar. Apenas dizer que nesses processos de divulgação científica que vemos através da grande mídia, geralmente a busca é pela
notícia espetacular. Sabemos que a ciência não vive de feitos espetaculares.
A informação da chamada ‘ciência normal’, tem sua importância na formação de uma visão de ciência mais adequada por parte daqueles que recebem a divulgação científica. Sem dúvida também impõe uma responsabilidade para o divulgador.
A-Aceito
O trabalho apresenta um relato de experiência de criação e desenvolvimento de um programa de divulgação científica em uma rádio. O trabalho está bem escrito e não apresenta problemas de digitação ou de língua portuguesa.
Depois de uma breve introdução teórica, os autores descrevem o programa de rádio, em formato de drops científicos com duração de 30 a 40 segundos.
Concluem o trabalho apontando no final para os desdobramentos futuros do projeto. É um trabalho interessante, que merece ser aceito, embora não se trate de um trabalho de pesquisa propriamente.


Seção: Notícias