Técnicas de genotipagem são abordadas em Seminário na Epidemiologia

25 de Novembro de 2008

prof-odir-dellegostin.jpg O professor e pesquisador do Centro de Biotecnologia (Cenbiot) da UFPel Odir Dellagostin apresentou um seminário de mestrado na tarde desta terça-feira(25) no Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade. O professor explicou como funciona e quais são os trabalhos desenvolvidos no Cenbiot.

A área de biotecnologia da UFPel está completando neste mês 20 anos e desenvolve trabalhos como mapeamento do genoma humano (aspectos moleculares, genes e DNA) e pesquisas com vacinas de subunidade e vetorizadas. Também conta com laboratórios de diagnóstico imunoquímico e patógenos de alimentos e se dedica à produção de biopolímeros e probióticos.

O tema foi desenvolvido começando pela definição de gene e DNA, após sendo descrito o Projeto Genoma Humano, que contempla a formação e estrutura humana, no que diz respeito ao DNA e aos genes que distinguem um indivíduo de outro e a relação deles com o aparecimento de certas doenças, como câncer e problemas cardíacos.

A UFPel oferece cursos de graduação, de mestrado e de doutorado em Biotecnologia, com áreas de concentração aplicadas à saúde humana, à agropecuária e à bioindústria.