Palestras encerram Ciclo sobre Linguagem Oral e Escrita

26 de Novembro de 2008

O Ciclo de Palestras sobre a Linguagem Oral e Escrita, promovido pelo Geale(Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita) com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel, é um evento dirigido a professores de Língua Materna e alunos de graduação e pós-graduação. Desde março de 2008, são realizadas palestras que tratam de temas relacionados à linguagem oral e escrita com enfoque na aquisição/aprendizagem e no ensino.

A fim de encerrar as atividades em 2008, o grupo promove três palestras em três sextas-feiras consecutivas, 28 de novembro e 5 e 12 de dezembro, sempre às 19h30min, na sala 358 da Faculdade de Educação da UFPel, na rua Alberto Rosa,154. No dia 28 de novembro, o professor Luís Isaías Centeno do Amaral (UFPel) proferirá a palestra “Contribuições dos estudos sociolingüísticos para a educação”. No dia 05 de dezembro, a palestra “De mãe para filho/filha: andaimento na co-construção de narrativas orais no contexto familiar” ficará a cargo da professora Ana Maria Stahl Zilles (UNISINOS). A palestra “Leitura: aprendizado e ensino”, que encerra o ciclo no dia 12 de dezembro, será proferida pela professora Vera Wannmacher Pereira (PUCRS).

O professor Luís Amaral possui doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é docente da Universidade Federal de Pelotas e desenvolve pesquisas na área de Lingüística, com ênfase em Sociolingüística e Dialetologia. O professor é membro do corpo editorial do Caderno de Letras da UFPel e possui diversos trabalhos publicados em periódicos, além de capítulos de livros.

A professora Ana Zilles possui doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e pós-doutorado pela New York University. Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), atuando na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada. Atua também na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como colaboradora convidada, com atividades de orientação de alunos de mestrado e doutorado. Na pesquisa e no ensino, focalizou múltiplos aspectos do estudo de Variação e Mudança Lingüística. Desde 2005, retomou mais diretamente o estudo de questões relacionadas com aquisição da linguagem e ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Ana Zilles é autora de vários artigos publicados em periódicos e capítulos de livros e, em 2007, publicou juntamente com o Professor Gregory Guy, da New York University, o livro Sociolingüística Quantitativa pela editora Parábola.

A professora Vera Wannmacher Pereira possui doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e é docente da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolingüística, desenvolvendo estudos e realizando orientações especialmente na área de compreensão leitora. A professora possui uma relevante produção científica tendo publicado diversos trabalhos em periódicos e vários capítulos de livros. Confira mais informações sobre as palestras nos arquivos abaixo:

cartaz-luis.ppt

cartaz-ana-zilles.ppt