Faculdade de Veterinária inicia transferência para antiga Reitoria

26 de Novembro de 2008

veterinaria.jpgTeve início no último dia 20 o processo de transferência da Faculdade de Veterinária da UFPel para o prédio que sediou a Reitoria, no Campus Capão do Leão. A transferência para área do campus, que atende antiga reivindicação da unidade, será gradual e só se completará em 2009, quando todo o prédio estará à sua disposição. Até lá, a Faculdade de Veterinária dividirá espaço com as Engenharias (Agrícola e Madeireira), até que estas recebam uma nova área.

reitoria-roseira-1.jpgA direção da Faculdade emitiu nota de esclarecimentos, que anexamos abaixo.

FACULDADE DE VETERINÁRIA NA REITORIA (Campus Capão do Leão)ESCLARECIMENTOS

A Faculdade de Veterinária da UFPel iniciou, no dia 20/11/2008, às 10h, a sua transferência para o prédio ocupado até recentemente pela Reitoria, no Campus Capão do Leão, em  cumprimento a uma determinação administrativa do Magnífico Reitor Prof. Antônio César Gonçalves Borges, que, desta forma, cristaliza uma promessa antiga da “Casa Própria” para a Faculdade e para o Curso de Medicina Veterinária da UFPel. O prédio próprio é um antigo desejo da comunidade da FACVET que há mais de 39 anos vive de favores, ocupando prédios emprestados e/ou cedidos para cumprir com seus compromissos acadêmicos de ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO.

A transferência está acontecendo de uma forma parcial porque parte do prédio da Reitoria está sendo ocupado pelas Engenharias (cursos novos previstos no REUNI), em um compromisso negociado e acordado entre os diretores da Faculdade de Veterinária, Prof. Mário Carlos Araújo Meireles, e da Faculdade de Engenharia Agrícola, Prof. Wolmer Perez, mediante solicitação do Reitor Prof. Antonio César Gonçalves Borges e do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Prof. Elio Paulo Zonta. Esse acordo foi necessário e impositivo porque a ampliação do número de matrículas do Curso de Medicina Veterinária e os vários cursos novos das Engenharias (criados e coordenados pela Faculdade de Engenharia Agrícola) são partes integrantes da Proposta de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Este, por sua vez, gerou uma maior demanda por mais espaço físico, e, para atender momentaneamente as necessidades das Engenharias, o Magnífico Reitor solicitou que a Faculdade de Veterinária cedesse parte do espaço físico da Reitoria para acomodar estes novos cursos. O compromisso assumido pelo Reitor juntamente com o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento é de que as Engenharias deixarão o prédio da Reitoria em março de 2009 para ocuparem suas instalações que estão sendo construídas e/ou adequadas no chamado Prédio dos “Inservíveis”, localizado na Rua Conde de Porto Alegre.

1) -  Processo de transferência do prédio da EMBRAPA (primeira fase):  a transferência  da Faculdade de Veterinária do prédio da EMBRAPA (distante 4 km do Campus) está acontecendo de forma parcial e gradual porque, neste momento,  somente é possível e viável  adequar e ocupar com salas de aulas, salas de professores, laboratório de informática da graduação (LIG), salas do centro acadêmico, sala da direção, sala do colegiado da graduação, sala do laboratório regional de diagnóstico (LRD), sala do colegiado da pós-graduação, salas de técnicos e as secretárias (direção, departamento de veterinária preventiva e departamento de patologia animal).

2) - Processo de transferência do prédio da EMBRAPA e de outros prédios (segunda fase): a transferência dos laboratórios de doenças infecciosas (Setor de Bacteriologia e Setor de Micologia), laboratório de doenças parasitárias, laboratórios de patologia animal (histoquímica, imunohistoquímica e microscopia eletrônica), laboratório de reprodução, sala de necropsia (com suas duas câmaras frias), sala de microscopia para estudantes, sala de histopatologia para estudantes, laboratório de inspeção e tecnologia de produtos de origem animal (prédio nº34) e o centro de controle de zoonoses (prédio nº42) serão transferidos a partir de março de 2009, mediante a desocupação do restante dos espaços físicos da reitoria, atualmente usados pelas Engenharias.

A direção da Faculdade de Veterinária solicita a colaboração de toda a comunidade (professores, técnicos-administrativos e estudantes) para que tenham calma e tranqüilidade neste momento de dificuldades que é o processo inicial da transferência, onde surgem transtornos de toda ordem, especialmente da busca pela informação correta (transporte, telefones, desencontros de salas, colegiados etc.). A conclusão da primeira fase, embora já tenha sido iniciada, levará algum tempo porque estamos em reforma de alguns setores para atender de forma mais adequada às necessidades dos professores, servidores e dos estudantes. A previsão de conclusão é até o final de dezembro de 2008.

Direção da Faculdade de Veterinária