Teve início no último dia 20 o processo de transferência da Faculdade de Veterinária da UFPel para o prédio que sediou a Reitoria, no Campus Capão do Leão. A transferência para área do campus, que atende antiga reivindicação da unidade, será gradual e só se completará em 2009, quando todo o prédio estará à sua disposição. Até lá, a Faculdade de Veterinária dividirá espaço com as Engenharias (Agrícola e Madeireira), até que estas recebam uma nova área.
A direção da Faculdade emitiu nota de esclarecimentos, que anexamos abaixo.
A Faculdade de Veterinária da UFPel iniciou, no dia 20/11/2008, às 10h, a sua transferência para o prédio ocupado até recentemente pela Reitoria, no Campus Capão do Leão, em cumprimento a uma determinação administrativa do Magnífico Reitor Prof. Antônio César Gonçalves Borges, que, desta forma, cristaliza uma promessa antiga da “Casa Própria” para a Faculdade e para o Curso de Medicina Veterinária da UFPel. O prédio próprio é um antigo desejo da comunidade da FACVET que há mais de 39 anos vive de favores, ocupando prédios emprestados e/ou cedidos para cumprir com seus compromissos acadêmicos de ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO.
A transferência está acontecendo de uma forma parcial porque parte do prédio da Reitoria está sendo ocupado pelas Engenharias (cursos novos previstos no REUNI), em um compromisso negociado e acordado entre os diretores da Faculdade de Veterinária, Prof. Mário Carlos Araújo Meireles, e da Faculdade de Engenharia Agrícola, Prof. Wolmer Perez, mediante solicitação do Reitor Prof. Antonio César Gonçalves Borges e do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Prof. Elio Paulo Zonta. Esse acordo foi necessário e impositivo porque a ampliação do número de matrículas do Curso de Medicina Veterinária e os vários cursos novos das Engenharias (criados e coordenados pela Faculdade de Engenharia Agrícola) são partes integrantes da Proposta de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Este, por sua vez, gerou uma maior demanda por mais espaço físico, e, para atender momentaneamente as necessidades das Engenharias, o Magnífico Reitor solicitou que a Faculdade de Veterinária cedesse parte do espaço físico da Reitoria para acomodar estes novos cursos. O compromisso assumido pelo Reitor juntamente com o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento é de que as Engenharias deixarão o prédio da Reitoria em março de 2009 para ocuparem suas instalações que estão sendo construídas e/ou adequadas no chamado Prédio dos “Inservíveis”, localizado na Rua Conde de Porto Alegre.
1) - Processo de transferência do prédio da EMBRAPA (primeira fase): a transferência da Faculdade de Veterinária do prédio da EMBRAPA (distante
2) - Processo de transferência do prédio da EMBRAPA e de outros prédios (segunda fase): a transferência dos laboratórios de doenças infecciosas (Setor de Bacteriologia e Setor de Micologia), laboratório de doenças parasitárias, laboratórios de patologia animal (histoquímica, imunohistoquímica e microscopia eletrônica), laboratório de reprodução, sala de necropsia (com suas duas câmaras frias), sala de microscopia para estudantes, sala de histopatologia para estudantes, laboratório de inspeção e tecnologia de produtos de origem animal (prédio nº34) e o centro de controle de zoonoses (prédio nº42) serão transferidos a partir de março de 2009, mediante a desocupação do restante dos espaços físicos da reitoria, atualmente usados pelas Engenharias.
A direção da Faculdade de Veterinária solicita a colaboração de toda a comunidade (professores, técnicos-administrativos e estudantes) para que tenham calma e tranqüilidade neste momento de dificuldades que é o processo inicial da transferência, onde surgem transtornos de toda ordem, especialmente da busca pela informação correta (transporte, telefones, desencontros de salas, colegiados etc.). A conclusão da primeira fase, embora já tenha sido iniciada, levará algum tempo porque estamos em reforma de alguns setores para atender de forma mais adequada às necessidades dos professores, servidores e dos estudantes. A previsão de conclusão é até o final de dezembro de 2008.