Liga de Nefrologia da UFPel em plena atividade

24 de Novembro de 2008

liga-079.jpgRecém criada pelos estudantes de medicina da UFPel, a Liga de Nefrologia já iniciou as suas atividades com campanhas para prevenção e tratamento de doenças renais. Neste sábado(22), a Liga de Nefrologia, juntamente com a Liga de Oncologia e os Lions Clubes Laranjal e Centro, participaram, na Colônia Z3, de uma campanha de prevenção em quatro áreas médicas: avaliação de diabete, com teste da glicose no sangue - pelo Lions Laranjal , teste de acuidade visual - pelo Lions Centroprevenção de câncer de pele - pela Liga de Oncologia da UFPel, e controle da pressão arterial - pela Liga de Nefrologia da UFPel.

Mais de 160 moradores daquela localidade foram examinados e orientados, com encaminhamento para os postos médicos do município e para o ambulatório do Centro de Pesquisa em Saúde Dr. Amilcar Gigante das pessoas em que foram detectadas anormalidades. Participaram, orientando os acadêmicos de Medicina, a médica nefrologista Simone Castro e a médica oncologista Sílvia Saueressig. Presentes, também, a administradora do serviço de hemodiálise do Centro de Pesquisa e diversos membros dos Lions Clubes Centro e Laranjal.