Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Biotecnologia completa 20 anos na UFPel

24 de Novembro de 2008

dsc02811.JPG Considerada como uma das áreas de ponta da UFPel, a Biotecnologia está completando em novembro 20 anos de atividades na Universidade. Esta área do conhecimento chega a duas décadas de funcionamento na instituição com olhos voltados ao desenvolvimento regional, através da pesquisa e da extensão, e à formação e capacitação de pessoal nos níveis de graduação e de pós-graduação. Para tanto, a UFPel oferece os cursos de graduação, de mestrado e de doutorado em Biotecnologia, com áreas de concentração aplicadas à saúde humana, à agropecuária e à bioindústria.

Em 21 de novembro de 1988, foram inaugurados o edifício sede e as demais instalações do Centro de Biotecnologia(Cenbiot) da UFPel, na gestão do reitor Ruy Antunes e da professora Luiza Falkenberg. Em meados da década de 80, a UFPel mobilizou esforços para desenvolver a biotecnologia aplicada à agropecuária. Em 1994, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em nível de doutorado. Em 2002, este passou a denominar-se Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Agrícola, com mestrado e doutorado.  

A modernização da estrutura física foi possibilitada pelo apoio do governo estadual em 1990 e em 1998. O Cenbiot recebeu este apoio por ser considerado um centro de excelência em Biotecnologia no estado. Em 2001, a UFPel investiu recursos próprios para a modernização do Laboratório de Biologia Molecular do Cenbiot, permitindo a sua adequação às normas de Biossegurança para desenvolver trabalhos com organismos geneticamente modificados.

Em 2008, o Centro de Biotecnologia inovou e reestruturou seu programa de pós-graduação com o aval da Capes, retornando à denominação de Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, focado agora em Biotecnologia aplicada à Saúde Humana, à Agropecuária e à Bioindústria. Neste mesmo ano, foi lançada a primeira graduação em Biotecnologia do estado e a sexta do país, com os mesmos enfoques da pós-graduação.

Pessoal

Além dos esforços para consolidar a área física do Cenbiot, a UFPel procurou fortalecer também sua equipe de pesquisadores em biotecnologia. A partir de 1990, através de um projeto de formação de recursos humanos do programa Rhae do CNPq, foram enviados estudantes para programas de doutorado em biologia molecular, biologia molecular de plantas, fisiologia vegetal e biologia celular, em universidades de primeira linha dos Estados Unidos, França, Inglaterra e Canadá. A partir de 1994, os bolsistas começaram a retornar e se incorporar às equipes de pesquisadores que haviam fundado o Centro de Biotecnologia, professores João Carlos Deschamps, Carlos Gil Turnes, José Antonio Guimarães Aleixo e José Antonio Peters.  

“Desde sua criação, o Cenbiot tem crescido constantemente, transformando-se em um pólo de disseminação de conhecimentos da moderna biotecnologia, de geração de tecnologia e de formação de novos pesquisadores na UFPel”, afirmou o coordenador do curso de graduação em Biotecnologia da UFPel, professor Tiago Collares.

Tecnologias

diogo-sallaberry-0017.JPG O coordenador lembrou que a pesquisa, desde o início dos anos 80, realizou trabalhos nas áreas de cultura de tecidos vegetais e de produção de vacinas víricas e bacterianas. Após, passou-se a desenvolver também pesquisas sobre controle da maturação de frutas com a tecnologia do RNA anti-senso, uso de marcadores moleculares no melhoramento vegetal e animal, desenvolvimento de vacinas de DNA, vacinas recombinantes que usam BCG como vetor de antígenos, testes de diagnóstico para doenças infecciosas animais e humanos baseados em PCR e anticorpos monoclonais, probióticos para suplementação animal, biopolímeros para uso como aditivos em alimentos e geração de animais transgênicos com foco na produção de proteínas ligadas à saúde humana. O Centro de Biotecnologia e o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia são coordenados pelo professor Odir Antônio Dellagostin.

Os egressos da pós-graduação em Biotecnologia da UFPel começaram a ocupar lugar de destaque em diversas instituições no Brasil e no mundo. Hoje, os professores Fabrício Conceição e Tiago Collares, oriundos do programa, compõem o quadro de docentes ligados diretamente ao Centro de Biotecnologia, somando esforços junto ao conjunto de professores de outras unidades da instituição.   

Graduação

biotec5.jpg Para o coordenador do curso de graduação, há bons motivos para os candidatos considerarem esta opção na hora da escolha do curso a ser seguido. Collares destaca que o Cenbiot apresenta um grupo científico de pesquisadores destacados, que os laboratórios de pesquisa estão entre os melhores da UFPel e que os grupos de pesquisa são reconhecidos internacionalmente. Ele considera ainda que o curso oferece aos estudantes de graduação a possibilidade de mestrado e doutorado em Biotecnologia, reconhecidos pela Capes entre os melhores do país; que o curso oferece oportunidade de bolsas de estudos fomentadas pelo CNPq, Fapergs e por empresas; que o curso da UFPel é o primeiro do estado; que o projeto pedagógico possibilita o estudo nas áreas médica, agropecuária e industrial e que há possibilidades de estágios de verão no país e no exterior.

O curso foi proposto em 2006 por professores e colaboradores do Centro de Biotecnologia, e criado através do Reuni, em outubro de 2007. A primeira turma ingressou em agosto de 2008. Tem por objetivo formar profissionais capazes de utilizar as ferramentas, princípios e conceitos da moderna Biotecnologia, visando à geração de novos produtos e processos através da utilização de organismos vivos.

“A Biotecnologia da UFPel é uma área já consolidada e tem recebido um apoio significativo da administração central da Universidade, através do reitor Cesar Borges. Os cursos de mestrado e doutorado em Biotecnologia estão entre os melhores do país e reconhecidos pela Capes”, frisou Collares.

Política nacional

O coordenador do curso recorda que o Brasil tem uma política nacional de Biotecnologia estabelecida com um plano que deverá gerar investimentos de R$ 10 bilhões em recursos públicos e privados nos próximos dez anos. Conforme o docente, a meta é tornar o Brasil um dos líderes nesta área. A política terá foco estratégico nas áreas de saúde humana, agropecuária, industrial e ambiental. As áreas de Biotecnologia, Energia e Recursos Naturais terão, nos próximos anos, o maior aporte de recursos financeiros de fundos nacionais e internacionais para o desenvolvimento de estratégias na saúde, na alimentação e na preservação.

Comemorações

Ao longo deste mês de aniversário, a Biotecnologia recebeu convidados a palestrar em suas dependências. Dia 7, recebeu o professor Cesar Victora, cientista renomado mundialmente na área de Epidemiologia e professor emérito da UFPel, para palestrar sobre Como escrever e publicar artigos científicos. No dia 14, foi a vez do professor Flavio Demarco palestrar sobre “Engenharia Tecidual: produzindo tecido pulpar”, abordando sobre os conhecimentos biotecnológicos de utilização de células-tronco e engenharia de tecidos, que começam a ser aplicados em Odontologia. Na sexta-feira(21), o professor Neftali Carreño falou sobre Nanotecnologias e Nanomateriais. No dia 27 de novembro, ocorre evento comemorativo dos 20 anos, no Centro de Integração do Mercosul da UFPel.

Saiba Mais

Informações sobre Mestrado e Doutorado em Biotecnologia: www.ufpel.edu.br/cenbiot

Informações sobre Vestibular em Biotecnologia: www.ufpel.edu.br/biotecnologia

Seção: Notícias