MCT libera R$ 420 milhões para pesquisa em universidades

20 de Novembro de 2008

finep.jpgA Financiadora de Estudos e Projetos, entidade vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, anunciou nesta quarta-feira, 19, a liberação de R$ 420 milhões para a melhoria da infra-estrutura física de pesquisa em universidades e instituições públicas de pesquisa. Os recursos serão disponibilizados por meio do fundo setorial Proinfa e poderão ser executados nos próximos três anos.

Com a presença dos reitores e dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFESO), na cerimônia realizada na manhã de hoje, na sede do MCT, em Brasilia, foram lançadas duas chamadas. Uma delas no valor de R$ 360 milhões, destina recursos de apoio a projetos de criação, modernização e recuperação de laboratórios de instituições de ensino e pesquisa em todo o Brasil.

Reitores participam de reunião de lançamento dos editais do Proinfra, no MCT

A segunda chamada disponibiliza R$ 60 milhões para implantação e modernização da infra-estrutura de pesquisa de novas instituições, criadas a partir de 2002, e de campi regionais, ou seja, aqueles com sede fora dos grandes centros urbanos. Este edital entra em sintonia com a política do Ministério da Educação de atrair doutores para o interior do país.

O Proinfra se constitui no principal programa do CT-Infra, que desde 2001 já apoiou o desenvolvimento de 641 projetos de pesquisa nas área de ciência, tecnologia e inovação, totalizando até 2008 mais de R$ 1,2 bilhões investidos.

“Temos ao mesmo tempo a continuidade e novos investimentos para que o país de fato possa se colocar em destaque no setor científico e tecnológico, tão importante para o desenvolvimento econômico e social. Toda comunidade acadêmica pública vê com muito otimismo essa ação do Proinfra, alocando recursos consideráveis às nossas instituições. Com certeza isso dá um grande suporte para essa escalada de desenvolvimento dessas instituições”, afirmou o presidente da Andifes e reitor da UFPE, Amaro Lins.

O Secretário-Executivo do MCT, Luiz Antônio Rodrigues Elias, destacou a importância do Proinfra, visto que consolida a infra-estrutura laboratorial e a área de recursos humanos, ou seja, possibilita o aumento da produção científica e de conhecimento do país. Além disso, se insere dentro dos quatro eixos estratégicos do plano de investimentos do MCT, o Plano Nacional de Ciência e Tecnologia, especialmente na consolidação do Sistema Nacional. “É um edital que nós estamos dando muito esforço, agregando muito valor, tanto do CNPq, da Finep quanto do Ministério, para adensar a cadeia de Ciência no país”, afirmou Elias.

O desempenho dos editais anteriores do Proinfra têm sido positivos, segundo Elias, o Brasil se coloca na matriz internacional em termos de publicação em periódicos científicos de uma forma bem efetiva, além de avançar no conhecimento. O interesse do Ministério é fazer com que o conhecimento produzido chegue na ponta, ao setor empresarial. Para isso, é necessário melhorar a infra-estrutura das universidades e a capacitação dos recursos humanos, destacou o Secretário-Executivo.

Para o presidente da Finep, Luis Fernandes, o Proinfra é uma sinalização clara da continuidade, incremento e aprofundamento do investimento público em C&T e reafirma o compromisso com o setor.

Conforme aponta Fernandes, este é o quinto edital lançado em seqüência com o mesmo formato, o que dá às universidades e institutos públicos de pesquisa a certeza de regularidade, capacidade de planejamento de seus investimentos e do seus planos de desenvolvimento institucional. De acordo com o presidente da Finep, as universidades são os principais clientes beneficiados desse programa por mérito, pois dentro delas está instalada a melhor capacidade de pesquisa científica e tecnológica do país, pela consolidação e excelência dos seus grupos de pesquisa.

Bolsas de estudos

Na cerimônia, o presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, anunciou que o MCT lançará , nos próximos dias, um edital de bolsa de produtividade para pesquisadores dos novos campi das universidades federais.

A meta é criar condições para que esses pesquisadores possam se fixar nessas novas unidades que surgem no processo de interiorização e descentralização dos centros de ensino e pesquisa. Ele ressaltou que as bolsas valerão não apenas para os pesquisadores que já estão trabalhando, mas também para aqueles a serem contratados nos próximos meses. Zago também informou que haverá um aumento de 20% no número total de bolsas de produtividade.

Os editais das chamadas do Proinfra estão disponíveis no site da Finep.