Pesquisa aborda conhecimento da população sobre questões de saúde

18 de Novembro de 2008

O aluno Thiago Terra Borges, do curso de Mestrado em Educação Física da UFPel, defenderá sua dissertação de mestrado nesta quarta-feira(19) às 16h. O trabalho versa sobre Conhecimento populacional sobre saúde, conforme texto a seguir:

Conhecimento Populacional sobre Saúde

Em estudo realizado na zona urbana da cidade de Pelotas pelo professor Thiago Terra Borges, docente das Faculdades Atlântico Sul / Anhanguera e mestrando do Curso de Pós-Graduação em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da UFPel, procurou-se saber o conhecimento sobre as conseqüências do sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool e alimentação inadequada para a saúde. O estudo foi realizado entre o final do ano de 2007 e o início de 2008, onde foram entrevistadas 2096 pessoas com 10 anos ou mais de idade, de todos os bairros de Pelotas.

Foi criado um questionário pelos pesquisadores, perguntando à população se o sedentarismo, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a alimentação inadequada poderiam causar algumas doenças, como diabetes, hipertensão arterial, entre outras.

Para o pesquisador, alguns resultados foram considerados excelentes, como as altas taxas de conhecimento sobre as relações entre sedentarismo e infarto agudo do miocárdio (mais de 80%), tabagismo e câncer de pulmão (97%), consumo abusivo de álcool e cirrose (92%) e alimentação inadequada e diabetes (mais de 80%). Em outros casos, esperava-se maior percentual de acertos, como a relação entre sedentarismo e diabetes (conhecida por apenas 51% dos entrevistados).

Segundo Borges, o conhecimento, embora não suficiente para mudança de comportamento, é muito necessário, e um passo importante em direção a uma sociedade mais saudável. Estratégias governamentais de promoção da saúde são necessárias, visando modificar o estilo de vida da população brasileira, aliando informação com outras ações de prevenção contra fatores de risco para doenças.