O aluno Thiago Terra Borges, do curso de Mestrado
Conhecimento Populacional sobre Saúde
Em estudo realizado na zona urbana da cidade de Pelotas pelo professor Thiago Terra Borges, docente das Faculdades Atlântico Sul / Anhanguera e mestrando do Curso de Pós-Graduação
Foi criado um questionário pelos pesquisadores, perguntando à população se o sedentarismo, o tabagismo, o consumo excessivo de álcool e a alimentação inadequada poderiam causar algumas doenças, como diabetes, hipertensão arterial, entre outras.
Para o pesquisador, alguns resultados foram considerados excelentes, como as altas taxas de conhecimento sobre as relações entre sedentarismo e infarto agudo do miocárdio (mais de 80%), tabagismo e câncer de pulmão (97%), consumo abusivo de álcool e cirrose (92%) e alimentação inadequada e diabetes (mais de 80%). Em outros casos, esperava-se maior percentual de acertos, como a relação entre sedentarismo e diabetes (conhecida por apenas 51% dos entrevistados).
Segundo Borges, o conhecimento, embora não suficiente para mudança de comportamento, é muito necessário, e um passo importante em direção a uma sociedade mais saudável. Estratégias governamentais de promoção da saúde são necessárias, visando modificar o estilo de vida da população brasileira, aliando informação com outras ações de prevenção contra fatores de risco para doenças.