Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Pedro Paulo Abreu Funari em Pelotas

17 de Novembro de 2008


Dando seqüência às atividades da disciplina Perspectivas Atuais da Arqueologia Histórica do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel), será realizado nesta semana, entre os dias 17 e 21, o terceiro módulo, com a participação do professor dr. Pedro Paulo Abreu Funari (NEE/Unicamp), professor colaborador do mestrado e co-regente da disciplina.

Conforme o planejamento a seguir, Funari ministrará quatro aulas no mestrado, proferirá duas palestras e participará de uma mesa-redonda.

Segunda-feira (17/11) – 14h - sala 145/ICH - Palestra 1

“História Antiga: teorias e fontes”

 

 Terça-feira (18/11) – 19h - sala 145/ICH - Palestra 2

“Uma abordagem pós-moderna da Antigüidade”

 

 Quarta-feira (20/11) – 19h - sala 01 Museologia - Mesa-redonda

O QUE É ARQUEOLOGIA?

Pedro Paulo Abreu Funari - NEE/Unicamp

Lourdes Domínguez - Oficina del Historiador / La Habana / Cuba

Alejandro Navajo - Pequisador Associado da Universidad Autonoma de Yucatan

(participarão do debate arqueólogos da UFPel, Furg e outras instituições)

 

As aulas do mestrado são abertas a alunos em geral do PPG-Memória e Patrimônio, assim como a alunos de outros cursos que sejam convidados. As palestras e mesa-redonda são abertas ao público em geral, com destaque aos alunos dos mestrados em Memória e Patrimônio e em Ciências Sociais, aos alunos de espacialização em Patrimônio Cultural, e aos alunos dos cursos de graduação em Museologia, Licenciatura & Bacharelado em História, Conservação & Restauro, Antropologia & Arqueologia, Licenciatura & Bacharelado em Geografia, Turismo, Artes Visuais, entre outros.

 

Funari

O professor Pedro Paulo Abreu Funari constitui bibliografia de referência, em nosso país e em outros países, nas áreas de Arqueologia histórica, Arqueologia Clássica e Patrimônio Cultural, tendo se dedicado, entre inúmeros temas de estudo, às pesquisas de Cultura Popular e Sexualidade na Antigüidade, Abastecimento Militar no Império Romano, Comércio de Azeite de Oliva no Império Romano, Arqueologia histórica da resistência negra, com destaque à Arqueologia do Quilombo de Palmares, Patrimônio histórico-cultural e imaterial, produção de obras didáticas e paradidáticas sobre Arqueologia, Pré-história, História Antiga e Patrimônio.

Além disso, dedica-se ao pensamento teórico nos campos de conhecimento de Antigüidade, Arqueologia e Patrimônio Cultural. Seus méritos acadêmicos estão avalizados por uma extensão produção bibliográfica nacional e estrangeira, pela participação em conselhos editoriais de revistas de todo o mundo, pelo grande número de orientados nos níveis de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, assim como pela intensa participação em associações científicas nacionais e internacionais, como, no Brasil, a Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC), a Associação Nacional de História (ANPUH) e a Sociedade Brasileira de Arqueologia (SAB), e, no plano internacional, o World Archaeological Congress (WAC) e o Union International des Sciences Prehistoriques e Proto-historiques (UISPP).

Seção: Notícias