UFPel inaugura Ambulatório e Centro de Neuro-Desenvolvimento

29 de Outubro de 2008

paliteiro.jpg O reitor da UFPel, professor Antonio Cesar Borges presidirá, no próximo dia 8 de novembro, às 12h, a inauguração do novo Ambulatório da Faculdade de Medicina da UFPel (no chamado Paliteiro) e o Núcleo de Neuro-Desenvolvimento da UFPel Prof. Mário Coutinho. O ato terá a participação do secretário estadual da Saúde, Osmar Terra.

O Núcleo, localizado nos fundos da Faculdade de Medicina, em área próxima ao Terminal Rodoviário, estará voltado para atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, em benefício de crianças com transtornos de desenvolvimento neuro-psico-motor e transtornos de aprendizagem.

O professor e neurologista Mário Ferreira Coutinho, que dá nome ao Núcleo, foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina, no tempo IPESSE. Participou do credenciamento da Faculdade no Conselho Federal de Educação, no Rio de Janeiro. Depois de atuar na Rússia, veio, na década de 40, para o Rio Grande do Sul. Atuou na Faculdade Federal de Ciências Médicas, em Porto Alegre. Tem mais de 80 anos e foi cassado no período militar. Teve marcante carreira na Universidade Nacional, no Rio de Janeiro.