Caminhos da Educação Patrimonial

28 de Outubro de 2008

O último encontro do projeto de extensão “Educação Patrimonial: Perspectivas multidisciplinares” ocorreu junto ao Museu da Baronesa no último dia 18 de outubro. Inicialmente, a diretora  Anelise Montone falou sobre a gestão do espaço e do acervo, bem como das informações sobre o agendamento para turmas de escolas.

Na seqüência, foram feitas as seguintes apresentações: mestrando Renato Duro Dias - Patrimônio Cultural: Conceitos e Legislação; profª drª Francisca Michelon - Fotografia, Moda e Memória;Mestranda Denise Marroni - Conservar Para Que?

O próximo encontro será no Colégio Municipal Pelotense, no dia 1º de novembro, às 9h, com as seguinte programação:

- Conhecendo o Museu do Colégio Municipal Pelotense - profª Maria Dias da Rosa

- Atividade Artística -  Apresentação CTG da Escola

- Pesquisas do Mestrado:

Ângela Bosembecker “REQUALIFICAÇÃO DE CENTROS E BAIRROS ANTIGOS: A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL.

Paulina Von Laer “PAISAGEM URBANA CONTEMPORÂNEA; PREEXISTÊNCIA, INOVAÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL.”

No dia 8 de novembro, a programação prossegue no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, com a apresentação dos trabalhos:

15h Roberto Heiden “ARTE, MEMÓRIA E MUSEU – A CONSERVAÇÃO E LEGITIMAÇÃO COMO MOMENTO DE COMPREENSÃO A ARTE.”

15h30min Ana Paula de Andréa Dametto “PATRIMÔNIO EDIFICADO EM FERRO NA CIDADE DE PELOTAS – RS – (1845 –1930)”

16h Tais Soares FOTOGRAFIA, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO.”

16h30min Visita às exposições, em especial a da série fotográfica PORTRAITS, da Mestranda Tais Soares. O ensaio foi inspirado na pesquisa sobre os estúdios fotográficos do séc. XIX em Pelotas, sendo a mesma desenvolvida no curso de Mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural.

17h Coquetel de apresentação do Livro “Educação Patrimonial : Perspectivas Multidisciplinares”, organizado pelos professores Fábio Vergara e Ester Gutierrez e os mestrandos Alan Melo e Denise Marroni. Haverá também exposição sobre o projeto. Local: Estande da Biblioteca Pública Pelotense na 36ª Feira do Livro.