Ciclo de Palestras sobre a Linguagem Oral e Escrita tem nova edição nesta sexta(24)

21 de Outubro de 2008

O Ciclo de Palestras sobre a Linguagem Oral e Escrita, promovido pelo Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita(Geale), do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPel, conta com a participação, no próximo dia 24 de outubro, sexta-feira, do professor Lourenço Chacon, da Unesp, com a palestra intitulada “Uma visão lingüístico-discursiva da aquisição da escrita: as flutuações na segmentação de palavras”, às 19h30min, na Faculdade de Educação, na rua Alberto Rosa,154, sala 352.
O professor Lourenço Chacon fez doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em Lingüística pela University of Florida. Seus estudos, atualmente, versam sobre os deslizamentos do dizer em sujeitos com problemas de linguagem e sobre a relação entre fonologia e convenções ortográficas não-convencionais. Além de vários artigos e capítulos de livros, o professor Chacon publicou o livro Ritmo da escrita: uma organização do heterogêneo da linguagem, pela editora Martins Fontes. Seus trabalhos são de grande relevância para os estudos sobre aquisição da linguagem escrita, visto que não apenas explicam as questões lingüísticas envolvidas nesse processo, como também servem de subsídios para a formação dos professores.
A palestra se dirige, especialmente, a professores de Língua Materna e alunos de graduação e pós-graduação. O Geale, cujos estudos se voltam para as questões relativas à linguagem oral e escrita, focalizando especificamente a aquisição, a aprendizagem e o ensino, busca, através de suas pesquisas e das palestras, contribuir para com a formação dos professores de Língua Materna.