Simpósio de Ciências e Matemática debate a formação continuada de professores

16 de Outubro de 2008

dscf2954.jpg Tendo como foco a formação continuada de professores, teve início na noite desta quarta-feira(15) o 4º Simpósio Sul-Rio-Grandense de Professores de Ciências e Matemática, promovido pelo Núcleo de Estudos de Ciência e Matemática (Necim) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, e que constará de painéis, relatos de experiências didáticas dos professores da Educação Básica, oficinas didáticas e mini-cursos.

Depois da solenidade de abertura e palestra sobre o tema do evento, com o professor Verno Kruger, no Centro de Integração do Mercosul, as atividades prosseguem hoje no Parque do Sesi, com as presenças da professora Catarina de Almeida Santos, da Diretoria de Políticas de Formação, Material Didático e Tecnologias para Educação Básica do MEC, e do professor Juan Francisco Gavilán, da Universidade de Concepción, Chile, que falarão sobre as experiências na formação continuada de professores no Brasil e Chile, respectivamente.

Segundo o pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Vitor Hugo Manzke, o evento nasceu há quatro anos, a partir das demandas dos municípios da região em relação à educação continuada de professores do ensino básico. Graças aos projetos desenvolvidos e aprovados junto à Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, estão sendo aportados recursos que serão repassados aos municípios para o desenvolvimento de Feiras de Ciências.

“Estamos criando uma rede de ensino de ciências e matemática, que deverá crescer e refletir-se nas salas de aula. Buscamos ampliar o espaço do Necim, fortalecer a rede e manter, de forma efetiva, cursos de formação continuada”, observa Manzke.

Na manhã desta sexta-feira, o professor chileno Juan Francisco Gavilán conduz o painel “Metodologia Indagatoria: Um camino para el aprendizaje significativo”, e, na seqüência, haverá o debate “Currículo na Educação Básica”, com a pró-reitora de Graduação da UFPel, professora Eliana Póvoas, e com o professor José Fernando Kieling. À tarde, o professor Fernando Lang da Silveira, do Instituto de Física da UFRGS, profere a palestra “Temas instigantes em Física”.

Feira regional de Ciências

O coordenador do simpósio, professor Paulo Romeu Gonçalves, destacou o apoio do MEC, que permite que a Universidade chegue junto à escola na educação básica. “Nessa interação, ganham os alunos do ensino fundamental, ganham os nossos alunos”, acentuou. Em sua opinião, esse universo de interesses converge não apenas para o simpósio, mas também para as atividades reservadas para a 3ª Feira Sul-Rio-Grandense de Ciências, programada para sábado(18), no Colégio Municipal Pelotense, cujo número de trabalhos inscritos poderá chegar a 90.