IQG inaugura Laboratório de Materiais e Catálise

29 de Agosto de 2008

neftali1.jpgFoi inaugurado nesta sexta-feira(29) o Laboratório de Materiais e Catálise, vinculado ao Departamento de Química Analítica do Instituto de Química e Geociências (IQG/UFPel). As novas instalações e os equipamentos foram adquiridos com recursos oriundos de órgãos financiadores da pesquisa, como Finep, Capes, CNPq e Fapergs, e da empresa Ângelus S/A.
O Laboratório dará suporte aos cursos de graduação e pós-graduação, inclusive aos que estão sendo implantados pelo Reuni - Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais, como Engenharia dos Materiais e Química Industrial, e a outros em vias de criação.
Ao fazer uso da palavra, o responsável pelo Laboratório, professor Neftali L. V. Carreño, há dois anos professor adjunto da UFPel, enalteceu o avanço verificado pela área de Química da Universidade nesse período, graças a uma nova visão, que busca a formação de parcerias e o trabalho integrado dos pesquisadores das diversas unidades acadêmicas.
O chefe do Departamento de Química Analítica, Jorge Luiz Martins, destacou o espírito aguerrido de Carreño: “Ao chegar à Universidade, ele não reclamou da falta de espaço e de equipamentos, que na verdade se verificava, mas foi à luta, procurou apoio e estabeleceu parcerias, que deram origem a projetos que viabilizaram uma nova realidade. Hoje podemos realmente fazer ciência, pois temos equipamentos de ponta”, festejou.
Martins destacou que, a exemplo da Central Analítica da UFPel, em vias de inauguração, e do Centro de Microscopia, que está sendo construído junto à Faculdade de Odontologia, órgãos que funcionarão de forma integrada, os equipamentos são multiusuários, pois poderão ser compartilhados por todos os pesquisadores.
“O resultado está aqui. Hoje temos prazer de receber os pesquisadores, pois estamos à altura dos grandes centros”, afirmou o diretor do IQG, professor Sérgio Luiz Nascimento. Ele concordou que a contratação de novos professores desencadeou essa nova visão, mas enfatizou que o comprometimento da administração superior da Universidade trouxe à tona uma nova expectativa de desenvolvimento para o setor de química e para a área de pesquisa como um todo.
Fechando a cerimônia, que contou com as presenças do vice-reitor, Telmo Pagana Xavier, dos pró-reitores de Planejamento e Desenvolvimento, Elio Paulo Zonta, e de Gestão de Recursos Humanos, Mauro Joubert Cunha, de diretores de unidades e da maioria dos pesquisadores da UFPel, o reitor Cesar Borges manifestou seu orgulho pelas novas instalações do laboratório, “que contou com o apoio e a determinação de muita gente”, atribuindo mérito especial à área de Planejamento e ao Departamento Técnico da Universidade.
Cesar Borges saudou o surgimento de uma nova cultura na UFPel, a do trabalho em parceria, que supera eventuais divergências e trabalha em prol de uma nova Universidade, “sobretudo pela oxigenação da forma de pensar, proporcionada pelos novos docentes da instituição”.
Estrutura e atuação
Com cinco pesquisadores, seis alunos de mestrado do recém criado curso de Mestrado em Química e 13 alunos de Iniciação Científica do IQG, o Laboratório de Materiais e Catálise (LMC) apresenta uma infra-estrutura que possibilita a síntese e o processamento de materiais cerâmicos, contando com laboratórios de síntese e de caracterização. O grupo apresenta laboratórios diferenciados para a obtenção e análise de sólidos particulados e conformados, além de filmes finos.
O LMC atuará conjuntamente com o setor produtivo pesquisando novas tecnologias para a melhoria da produtividade e maior qualidade de produtos. Possui também projetos educacionais tendo como principal objetivo relacionar os conhecimentos visando qualificar, profissionalizar e atualizar jovens e adultos, independentemente do nível de escolaridade, visando a sua inserção e melhor desempenho nas atividades atuais e futuras no meio profissional.