Coordenadoria de Comunicação Social

Universidade Federal de Pelotas

Programação assinala 10 anos do Hospital-Dia

26 de Agosto de 2008

equipe-hospital-dia.JPGPara marcar seus dez anos de atividades, completados no dia 7 último, o Hospital-Dia da UFPel promove nesta quinta-feira(28) uma programação festiva no Centro de Integração do Mercosul. Pela manhã, com início às 9h, será realizado evento institucional para autoridades, representantes e convidados, que serão recepcionados com café da manhã musical e apresentação de DVD institucional e descerramento de placa comemorativa.
À tarde, a partir das 18h, está programado evento aberto à comunidade, com a conferência “Temas atuais em Bioética”, com o professor dr. José Roberto Goldim, especialista, professor das disciplinas de Bioética na Pós-Graduação em Medicina da UFRGS, e das Faculdades de Medicina e Enfermagem da PUC-RS. Com vagas limitadas, o acesso à conferência será feito mediante inscrição a ser realizada pelo e-mail hospitaldia@fau.com.br ou pelo telefone (53)3284-4970.
Localizado no Hospital-Escola UFPel/FAU, o Hospital-Dia é referência nesta modalidade de atendimento para Pelotas e região. Direcionado ao tratamento de infecções, especialmente, HIV/AIDS, oferece atendimento em ambiente hospitalar, mas sem internação no leito convencional. O paciente/usuário passa algumas horas no hospital, recebe o tratamento para seus problemas de saúde e retorna às suas atividades habituais e ao convívio familiar.
Esta é a grande vantagem do Hospital-Dia, segundo a fundadora e coordenadora da unidade, a médica, mestre em Doenças Infecciosas, Ana Carolina Issler Ferreira Kessler. “Esta forma de atendimento melhora a qualidade de vida do paciente, facilita a adesão ao tratamento de doenças crônicas, facilita o diagnóstico e tratamento, diminui a permanência no leito hospitalar e diminui custos para o sistema de saúde”, avalia.
O diferencial é a agilidade no atendimento. O paciente chega à unidade, é atendido de imediato, sem marcação de consultas, pelo médico e equipe de enfermagem, realiza exames e recebe tratamento. Em caso de procedimentos com maiores cuidados, o paciente permanece na unidade durante o dia e recebe alimentação. Vale-transporte, assistência social e psicológica, consultorias nas diversas especialidades médicas, também são oferecidas.
Atualmente, mais de 600 pacientes estão cadastrados na unidade, com 712 internações em 2007, e média mensal de 75 pacientes/dia. Atividades de ensino também são desenvolvidas no Hospital-Dia, desde 2003, com alunos da graduação em Medicina e Enfermagem da UFPel e atividades de pós-graduação. Mais de 70 alunos da graduação médica já realizaram estágios na unidade, na disciplina de Semiologia Médica.

Seção: Notícias