Conselho Universitário decide sobre eleição do reitor

20 de Agosto de 2008

O Conselho Universitário, reunido na manhã de hoje, 20 de agosto de 2008, decidiu, após amplo debate, sobre a forma de escolha dos nomes que irão compor as listas tríplices para os cargos de Reitor e Vice-Reitor.

Votaram 54 conselheiros, que determinaram os seguinte resultados: 29 votos a favor da eleição a ser realizada pelo Conselho Universitário; 14 votos a favor da realização de consulta à comunidade universitária, sendo 70% o peso do voto docente e 11 conselheiros se abstiveram de votar.

Neste último grupo, o dos que se abstiveram, estava o atual reitor, o vice-reitor e os representantes dos alunos.

A reunião transcorreu normalmente e, dentre os professores e os servidores técnico-administrativos, houve predomínio do voto a favor da eleição no Conselho Universitário sem que haja consulta prévia à comunidade. O presidente do Conselho Universitário, reitor da UFPel, convocará nova reunião do conselho máximo da instituição para a próxima segunda ou terça-feira, com a finalidade de apreciar o regramento do processo eleitoral, que será desenvolvido no conselho universitário conforme a legislação vigente.

Perguntado sobre o resultado da reunião desta quarta-feira, o reitor César Borges destacou que, ao contrário das outras oportunidades, em que venceu através de eleições diretas, irá agora submeter o seu nome ao Conselho Universitário para recondução ao cargo de administrador maior da UFPel. Lamenta ainda que as associações que congregam os alunos, servidores técnico-administrativos e professores não tenham chegado ao consenso que permitisse um processo eleitoral mais participativo. Restou, pois, ao Conselho decidir finalmente a questão.