Hospital Veterinário ajuda no controle da proliferação de cães errantes

14 de Julho de 2008

Com o objetivo de contribuir para o controle da população de cães que vagam pela cidade, o Hospital de Clínicas Veterinárias (HCV) da Faculdade de Veterinária da UFPel), em convênio com a Prefeitura de Pelotas, já realizou desde maio a cirurgia de castração em cem fêmeas. Com o período de recesso da instituição, as intervenções serão retomadas a partir de agosto.
A coordenadora do trabalho, professora Márcia de Oliveira, explica que os animais são recolhidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e levados para o hospital, onde são realizadas entre dez e 12 operações por semana, procedimento que se torna viável graças ao envolvimento dos 35 alunos da graduação de Veterinária e cinco de pós-graduação.
A realização da cirurgia é precedida por uma série de exames pré-cirúrgicos e após o procedimento o animal fica em recuperação e recebe tratamento com antibiótico, analgésico e antiinflamatório. A castração em fêmeas requer um tempo maior no pós-cirúrgico, em torno de dez a 12 dias, por conta da incisão na cavidade abdominal para retirada dos ovários e útero.
Os animais ficam isolados em gaiolas especiais, além de receberem um colar elizabetano para evitar que se cocem e prejudiquem o processo de cicatrização. Durante a cirurgia é feita uma tatuagem na orelha do bicho, com a finalidade de identificar que o animal foi castrado.
Segundo o diretor do hospital, Luiz Paiva Carapeto, nas cem cirurgias realizadas neste primeiro semestre não foi registrado nenhum óbito. Ao receberem alta, os animais foram entregues à SMS que, de acordo com a lei municipal, pode devolvê-los às ruas caso não consiga viabilizar a adoção.
Carapeto adverte aos donos de cães para que os mantenham em casa ou no pátio das residências para evitar a fecundação. Uma fêmea pode gerar entre oito a seis filhotes, o que aumenta ainda mais a população canina.