Integração à Redecomep dinamizará sistema de comunicação de dados da UFPel

11 de Julho de 2008

rede-comep.JPGA UFPel está envolvida no projeto de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e financiamento da Finep, que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país servidas pelos Pontos de Presença da RNP. Pelotas está entre as dez primeiras cidades do interior (em nível de país) a ser contemplada nessa fase de interiorização do sistema.

Para expor o projeto, esteve em visita ao reitor Cesar Borges nesta semana, em encontro que contou também com a participação do diretor do Centro de Informática da UFPel, João Ladislau Lopes, o coordenador nacional da Redecomep, José Luiz Ribeiro. Segundo ele, o modelo adotado baseia-se na implantação, em conjunto com as instituições de pesquisa e educação superior, de uma infra-estrutura de fibras ópticas, equipamentos para a rede lógica e gestão administrativa dos projetos de cada rede.

Uma vez implantadas, a gestão da operação das redes, seu custeio e sua sustentabilidade ficam a cargo das instituições usuárias. Assim, é estimulada a formação de consórcios, de modo a assegurar a auto-sustentação do sistema.

De acordo com José Luiz Ribeiro, Pelotas foi escolhida por sediar diversas instituições de educação superior (IEs), sendo duas federais (UFPel e Cefet), órgão de pesquisa federal (Embrapa), bem como devido a parceria já existente com a Prefeitura Municipal, com a qual a UFPel, inclusive, mantém convênio para o uso compartilhado da rede de dados. Com a integração à Redecomep, também poderão estar interligados os sistemas escolar e de saúde do município, além de outros serviços públicos.

Na segunda parte da programação, houve uma reunião técnica com a participação de todas as instituições interessadas, onde deu-se início ao processo de implantação da Redecomep.